Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2007 - 16h42

Especialistas da ONU chegam a acordo sobre quarto relatório

Publicidade

da Folha Online

O Grupo Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) chegou a um acordo sobre as políticas para combater o fenômeno, informam nesta sexta-feira (16) participantes das negociações.

As delegações de quase 150 países reunidas na cidade espanhola de Valencia desde segunda-feira (12), conseguiram, após longas negociações, pactuar o acordo.

O texto será enviado aos responsáveis políticos para que sirva de referência em seus planos estratégicos contra a mudança climática.

De acordo com os especialistas, ainda faltam alguns aspectos muito específicos que deverão ser incluídos no texto, que se somará a um documento mais amplo com as provas científicas da mudança climática.

Oficialmente, o relatório ainda deverá ser aprovado em sessão plenária na manhã deste sábado (17), na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para quem uma das prioridades de seu mandato é a luta contra a mudança climática.

Conclusões

A reunião de Valencia, realizado a portas fechadas, completará o quarto relatório do IPCC, que se soma aos outros três que já fez públicos este ano: "A base científica física" (no mês de fevereiro, em Paris); "Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade" (abril, em Bruxelas); e "Diminuição da mudança climática" (maio, em Bangcoc).

O primeiro relatório corroborou que o aquecimento é irreversível devido às emissões de gases do efeito estufa na era industrial. De acordo com os etudos, haverá um aumento da temperatura mundial de 1,1ºC a 6,4ºC ainda neste século, com um valor médio compreendido entre 1,8ºC e 4ºC.

Já o segundo relatório revelou que uma alta de dois graus da temperatura média do planeta representará a extinção de 30% das espécies e uma grande queda da produção agrícola.

O terceiro estudo divulgado ressaltou a importância de aplicar medidas e de investir em tecnologias para combater a mudança climática e suavizar seus efeitos.

Um dos objetivos do quarto relatório é dar orientação para a rodada de negociações que será inaugurada em dezembro, em Bali, para dar continuidade à primeira fase do Protocolo de Kyoto e discutir os futuros esforços da luta contra o aquecimento global após 2012.

Com informações das agências Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página