China proíbe sacolas plásticas gratuitas em lojas
da Efe, em Pequim
As lojas estarão proibidas de dar sacolas plásticas a seus clientes a partir de 1º de junho na China, onde a população consome 3 bilhões de bolsas descartáveis por dia, uma grave ameaça ao meio ambiente.
Segundo uma ordem divulgada hoje pelo Conselho de Estado, a distribuição gratuita e a produção de bolsas com uma espessura inferior a 0,025 milímetro ficará proibida. A pena será uma multa, ainda não especificada.
"Nosso país consome enormes quantidades de bolsas de plástico. É uma comodidade para os consumidores, mas elas causam uma grave poluição e esbanjamento de energia e recursos, devido ao excesso de uso e à falta de reciclagem", diz a ordem.
O governo quer que a população volte a usar bolsas de tela e cestas para fazer suas compras.
A China produz 3 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. A nova medida pode reduzir o total em dois terços, segundo os especialistas consultados pelo Conselho de Estado.
Leia mais
- Confira dez idéias simples para melhorar o ambiente
- Entenda os problemas que afetam o ambiente e veja como garantir o futuro do planeta
Especial

