Geleira pode sobreviver a efeito estufa
da Reuters
Geleiras gigantes se formaram há 90 milhões de anos, quando jacarés e dinossauros viviam no Ártico, desafiando a noção de que todo o gelo da Terra derrete num clima de "superefeito estufa". A conclusão é de um estudo na revista "Science" de hoje.
A pesquisa, baseada em moléculas orgânicas em sedimentos oceânicos e na composição química de fósseis de microrganismos marinhos, indica que havia mantos de gelo na Antártida durante o Cretáceo, um dos períodos mais quentes da história.
Segundo Thomas Wagner, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), co-autor do estudo, a camada tinha 60% do tamanho do manto de gelo atual. Mas isso não significa, alerta, que o gelo antártico hoje seja resistente ao aquecimento global.
Leia mais
- Atlas mapeia as alterações climáticas no planeta e mostra como enfrentá-las
- Entenda as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global
- Entenda os problemas que afetam o ambiente e veja como garantir o futuro do planeta
Especial

