Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2008 - 09h11

Ibama aplica R$ 601 milhões em multas sobre região crítica

Publicidade

da Folha Online

Nos 36 municípios que mais desmataram na Amazônia e que vão concentrar as ações de combate ao desmatamento do governo, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aplicou R$ 601 milhões em multas no ano passado, como informa reportagem da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O valor corresponde a 41% das multas aplicadas por desmatamento ilegal em 2007 em operações de fiscalização do Ibama em toda a Amazônia. Essas operações apreenderam 202 motosserras, 665 caminhões e 54 tratores, contabilizou o instituto.

Bazileu Margarido, presidente do Ibama, disse que os dados indicam presença do Estado na região. Segundo ele, o governo espera agilizar a cobrança das multas nos municípios responsáveis por 50% do desmatamento recente da Amazônia com a divulgação da lista dos 150 proprietários de terra que mais devastaram a floresta. A lista deverá ser divulgada depois do Carnaval.

Na semana passada, após novo alerta do desmatamento na Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência e divulgou uma lista com a relação de 36 municípios campeões em desmatamento na região.

Lula determinou que fossem intensificadas as decisões anunciadas em dezembro para conter o desmatamento. Na relação de providências que serão intensificadas estão o embargo de propriedades onde houve desmatamento; controle de agropecuária; criação de unidades de conservação; bloqueio de financiamentos para aqueles que tiverem atividades que geram a derrubada de árvores e a exigência de recadastramento de propriedades localizadas nas regiões desmatadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página