Ambiente
15/02/2008 - 09h04

Humanos já alteraram 100% dos oceanos

Publicidade

da Folha Online

Quem olha de uma praia para o oceano e imagina, além do litoral, vastidões de mar intocadas pelos seres humanos vai levar um balde de água fria: o primeiro levantamento global já feito do impacto da humanidade sobre os mares mostra que não existe um metro cúbico sequer da vastidão azul que seja realmente "virgem", revela reportagem de Claudio Angelo publicada na edição desta sexta-feira (15) na Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O estudo, publicado nesta sexta-feira na revista "Science", compilou as bases de dados existentes sobre 17 impactos humanos de 20 dos 24 grandes tipos de habitat marinho. Não só não existem áreas intocadas, mas também pelo menos 40% do oceano está fortemente afetado.

Fatores como poluição inorgânica, acidificação, elevação global da temperatura do mar, pesca de arrasto e espécies invasoras estão transformando quase metade dos mares da Terra em "desertos de água".

Os pesquisadores responsáveis pelo levantamento, que pertencem à Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA), apresentaram o estudo nesta sexta-feira em entrevista coletiva durante a reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), em Boston (EUA).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca