Ambiente
26/03/2008 - 02h31

Aquecimento global ameaça plataforma na Antártida

Publicidade

da France Presse, em Washington

Um enorme bloco de gelo da Antártida com área quatro vezes superior a da cidade de Paris começou a derreter sob o efeito do aquecimento global, informou nesta terça-feira o Centro Nacional da Neve e Gelo da Universidade do Colorado.

Segundo imagens de satélites, o derretimento já afeta uma longa faixa sobre a plataforma de Wilkins, e foi acentuado em 28 de fevereiro, com uma queda súbita que formou um iceberg de 25,5 km por 2,4 km.

O movimento provocou o deslocamento de um bloco de 569 km² da plataforma de Wilkins, que já perdeu 414 km². A plataforma, cuja superfície é de 12.950 km², está atualmente sustentada por uma faixa de apenas 5,6 km entre duas ilhas, revelou Ted Scambos, responsável científico do Centro Nacional da Neve e Gelo (NSIDC, sigla em inglês).

"Se as geleiras continuarem retrocedendo, esta faixa de gelo poderá se desintegrar e perderemos, provavelmente, a metade da massa glacial na região durante os próximos anos".

Nos últimos 50 anos, a parte ocidental da península antártica registrou o maior aumento de temperatura no globo, com alta de 0,5 ºC a cada dez anos.

"Pensamos que a plataforma de Wilkins existe há centenas de anos, mas o ar aquecido e as ondas do oceano estão provocando seu desgaste", disse Ted Scambos.

Comentários dos leitores
Joel Ramos (20) 06/12/2009 16h24
Joel Ramos (20) 06/12/2009 16h24
A Ecologia será a nova religião do séc XXI, a volta ao culto à natureza, banido na roma antiga, o homem se volta para a religação entre o céu e a terra novamente, uma ligação perdida que tem que ser refeita. sem opinião
avalie fechar
Sergio Sertão (50) 06/12/2009 10h39
Sergio Sertão (50) 06/12/2009 10h39
o problema principal não é o clima. o aquecimento global é apenas um pequeno detalhe dentro da vasta Questão Ambiental. Essa coisa de tratar somente de um detalhe e esquecer o principal não dá certo. Já posso prever aqui os resultados de copenhague: fracasso. no rio 92, a caatinga aqui nas margens do rio s francisco nao tinha sido tomada pela agroindustria, o brasil ainda não tinha furacoes em santa catarina (nem ciclones), os navios não chegavam carregados de lixo, nem a mafia afundava navios com lixo no mediterraneo, nao tinha gado destuindo a amazonia, nem soja destruindo o mato grosso nem indios morrendo de fome lá... 4 opiniões
avalie fechar
Hesley Tomazetti (2) 05/12/2009 20h59
Hesley Tomazetti (2) 05/12/2009 20h59
O Brasil comparece com uma delegação olimpica! O Ministro diz que a maioria pagou do próprio bolso. e a "minoria" que viaja às custas do governo ou de Ongs que recebem verbas do governo, Quantos são?
Considerando que o Lula criticava o Fernando Henrique por viajar demais e no primeiro ano do primeiro mandato viajou o dobro, não me admira o governo ser a Brasiltur.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (143)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca