União Européia negocia regras de combate às mudanças climáticas
da Efe, em Paris
Os ministros do Meio Ambiente da UE (União Européia) começaram nesta quinta-feira (3) as negociações para estabelecer as novas regras de combate às mudanças climáticas do continente. O objetivo é chegar a um acordo, a ser assinado antes do final do ano, que estabeleça como meta a redução de pelo menos 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2).
Por enquanto, os países do Leste Europeu, liderados pela Hungria, já manifestaram sua rejeição em utilizar o ano de 2005 como referência para os cálculos do acordo. Esses países argumentam que a data favorece os membros mais ricos da UE. Segundo o bloco, o ano de 1990 seria mais adequado como base para os cálculos.
O pedido vai de encontro à posição da Comissão Européia --braço executivo da UE--, que argumenta que antes de 2005 não havia dados precisos sobre as emissões de CO2 de cada país.
O ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, disse que a Presidência francesa da UE conseguirá um compromisso antes de dezembro.
Os 27 países-membros da UE se comprometeram a reduzir suas emissões em 30% se conseguirem chegar, na cúpula de Copenhague em 2009, a um acordo internacional para depois de 2012, ano em que encerrará a vigência do Protocolo de Kyoto.
Leia mais:
- Reunião da Comissão Baleeira "iniciou novo processo", diz Japão
- Reduzir mudança climática é indispensável para desenvolvimento, diz ONU
- Rico poluiu sem saber, e pobre tem de cortar CO2, diz McCain
- Brasil "precisa de ajuda" contra desmate, diz Tony Blair
- Planta sobe montanha para fugir do calor
Livraria da Folha
- Entenda as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global
- Atlas mapeia as alterações climáticas no planeta e mostra como enfrentá-las
- Conheça dez idéias que você pode por em prática para ajudar a preservar o ambiente
- Livro de Cláudio Angelo explica causas e as conseqüências do aquecimento global no Brasil
- Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais
- Veja como economizar energia e reduzir demanda por combustíveis fósseis
Especial

