Ambiente será afetado pela crise econômica mundial, afirma ex-ministra
da Agência Brasil
A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), declarou nesta sexta-feira (31) ter "certeza de que a crise financeira mundial afetará o setor ambiental". A afirmação aconteceu durante a ECO 2008 (Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Cultura da Paz), que termina hoje em Brasília.
| Alan Marques/Folha Imagem |
![]() |
| Marina Silva diz que crise financeira não irá desacelerar desmatamento na Amazônia |
"Num momento de crise, aumenta o risco da barbárie, porque as pessoas correm para buscar saídas de qualquer jeito", disse a senadora, que considera pequena a possibilidade de haver desaceleração nas atividades madeireiras da Amazônia.
"A saída dessa crise deve comportar um olhar diferenciado para os ativos ambientais, considerando a sustentabilidade dos ecossistemas e a capacidade de suporte do planeta."
Marina Silva defendeu também uma reavaliação do mito de que os processos auto-regulatórios são capazes de dar respostas. "Até porque quando acontece, a crise é jogada no colo do Estado, obrigando-o a resolver o problema, injetando bilhões no sistema. E esses bilhões não caíram das nuvens. Eles vêm do bolso do contribuinte."
Leia mais
- Governo e indústria fecham acordo sobre diesel com menos teor de enxofre
- Estudo culpa atividade humana por aquecimento nos pólos da Terra
- Minc diz que crise não afetará Fundo Amazônia
- Desmatamento na Amazônia cai 22% em setembro, diz Inpe
Livraria
- Entenda a CRISE ECONÔMICA pela ótica de Karl Marx
- Atlas mapeia as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS no planeta e mostra como enfrentá-las
Especial


