Marina Silva recebe prêmio por consciência ambiental
AFRA BALAZINA
da Folha de S.Paulo
A senadora Marina Silva (PT-AC), colunista da Folha, foi anunciada ontem como vencedora do Prêmio Sofia 2009, no valor de US$ 100 mil.
Criada em 1997 pelo escritor norueguês Jostein Gaarder (autor do best-seller "O Mundo de Sofia"), a honraria reconhece pessoas e organizações que ajudam a reforçar a consciência ambiental. O prêmio será entregue em junho.
| Eunice Pinto/Divulgação |
![]() |
| Marina Silva receberá em junho o prêmio por sua ajuda na conscientização ambiental |
"Foi uma surpresa muito agradável. No dia em que o pessoal da fundação me ligou eu estava no auge da dengue [há uma semana], com muita dor de cabeça e febre", disse.
Este é o quarto prêmio internacional que a senadora recebe desde que pediu demissão do cargo de ministra do Meio Ambiente, em maio de 2008.
"Acho que é um reconhecimento pelo que estava sendo feito [no ministério] e um incentivo para que as políticas continuem".
A ex-ministra criticou Santa Catarina por aprovar anteontem uma lei que reduz as áreas preservadas junto aos rios.
Para ela, o Estado que viveu uma catástrofe recentemente "agora se coloca numa posição de fazer uma catástrofe desejada ao flexibilizar cada vez mais a legislação ambiental".
Ela disse ainda que o governo todo terá de trabalhar para que o Congresso não se renda à pressão de afrouxar o Código Florestal.
Leia outras notícias sobre consciência ambiental
- Tesla lança carro 100% não poluente que será produzido em massa
- Álcool brasileiro é insuficiente para combater a crise, diz especialista
- Parlamento Europeu aprova normas contra dano à camada de ozônio
Leia mais sobre ambiente
- Desenvolvimento de energias renováveis leva delegação brasileira à Espanha
- Greenpeace pede que Obama e Hu Jintao liderem luta contra mudança climática
- Óleo de peixes suaviza flatulência do gado e reduz efeito estufa
Especial
livraria


