Redução de 70% nas emissões salvaria geleiras do Ártico
da France Presse, em Washington
Uma redução de 70% das emissões dos gases causadores de efeito estufa e, sobretudo, do CO2 durante o século 21, seria suficiente para salvar as geleiras do Ártico e evitar as consequências mais desastrosas do aquecimento global, revela um estudo divulgado nesta terça-feira.
Com isso, o aquecimento no Ártico seria reduzido quase pela metade, ajudando a preservar a pesca e as populações de pássaros marinhos e de animais polares, como os ursos brancos, em especial, no norte do mar de Bering, avaliam os pesquisadores.
| Reuters |
![]() |
| Morsa repousa sobre um bloco de gelo no Ártico; redução em 70% das emissões no século 21 salvaria a região, dizem especialistas |
Embora a temperatura deva continuar aumentando, os aspectos potencialmente mais perigosos da mudança climática --como o derretimento da calota polar, a redução do permafrost e a elevação do nível dos oceanos-- poderão ser evitados, em parte, explica o principal autor do estudo, Warren Washington, pesquisador no National Center for Atmospheric Research (NCAR).
A pesquisa, financiada pelo Departamento americano de Energia, será publicada na semana que vem nas Geophysical Research Letters.
"Esses trabalhos mostram que nós não podemos mais evitar um aquecimento significativo do planeta no século 21", ressalta Washington, que se baseou em vários modelos informáticos.
"Mas se o mundo conseguir reduzir as emissões dos gases que causam o efeito estufa nessa proporção (70%), poderíamos estabilizar a ameaça apresentada pela mudança climática e evitar uma catástrofe", aponta.
A temperatura média do globo subiu quase 1ºC desde a era pré-industrial (meados do século 19). Esse aquecimento resulta, principalmente, dessas emissões e, de forma mais específica, do dióxido de carbono (CO2), observa o trabalho.
Leia mais sobre aquecimento
- Minc anuncia mudanças em projetos de termelétricas
- Antigos truques domésticos ajudam no combate às mudanças climáticas
- Louças de molho e banho de chuveiro economizam energia e água; leia trecho
Outras notícias em Ambiente
- Recuperação de solos deve ajudar a reduzir desmatamento na Amazônia
- Alemanha suspende cultivo de milho transgênico da Monsanto
- Veja como derrotar eletrônicos "vampiros", vilões da economia de energia; leia trecho
Especial
Livraria



