Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2009 - 13h46

Dúvidas éticas: como gastar menos água para regar as plantas?

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O primeiro passo é escolher espécies de plantas que precisam de menos água. A espada-de-são-jorge, por exemplo, pode ser regada a cada 15 dias, segundo a paisagista Camila Fillinger, sócia da Verde Vaso Ideias. Cactáceas e suculentas também requerem pouca água.

Beto Uechi/Estúdio Pingado
Especialistas dizem que as primeiras horas da manhã e à noite são os melhores períodos para regrar as plantas, pois evita evaporação
Especialistas dizem que as primeiras horas da manhã e à noite são os melhores períodos para regrar plantas; isso reduz a evaporação

Há cachepôs que evitam a evaporação, como os de fibra de vidro. Colocar cascas de árvore ou seixos nos vasos ajuda a conservar a umidade.

Plantas que ficam dentro de casa podem ser regadas com um borrifador, que evita o "afogamento" por excesso de água, muito comum, de acordo com a paisagista. "Antes de regar, vale colocar o dedo na terra do vaso, para ver se está úmida. Se estiver, não precisa pôr mais água."

Se o jardim é grande, dá para fazer um reservatório e captar água da chuva para a rega.

Molhar plantas também tem horário certo. As primeiras horas da manhã e à noite são os melhores períodos. Água no sol forte pode evaporar muito rápido ou até "cozinhar" as raízes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página