ONU elogia ação da China sobre clima
ROBERTO DIAS
da Folha de S.Paulo, em Barcelona
País que mais emite gases-estufa, a China ganhou ontem rasgado elogio do homem da ONU para assuntos climáticos.
"A China é hoje líder mundial na limitação às emissões dos gases-estufa", afirmou o holandês Yvo de Boer na abertura da última reunião preparatória para a conferência do clima de Copenhague.
| 23.dez.08/Reuters |
![]() |
| China ganhou ontem rasgado elogio do homem da ONU para assuntos climáticos |
O representante americano no encontro de Barcelona não discordou, mas emendou uma canelada nos anfitriões. "A visão de que os EUA não estão se esforçando não é correta. Estamos fazendo mais do que a União Europeia", disse Jonathan Pershing.
Os europeus jogaram no mesmo campo, embora com mais sutileza. "Outros países desenvolvidos deveriam demonstrar sua liderança", declarou o sueco Andreas Carlgren, ministro do Ambiente.
Os EUA não se comprometeram até agora com nenhum número nos dois assuntos que mais importam na discussão diplomática: quanto vão cortar nas emissões de gases até 2020 (prazo final utilizado nas negociações atuais) e quanto dinheiro colocarão para financiar ações contra o aquecimento global.
Tanto o chefe da ONU quanto o representante americano fizeram questão de dizer que veem grandes diferenças entre a situação dos EUA agora e a que o país tinha em 1997, quando foi assinado o Protocolo de Kyoto, primeiro tratado global do clima.
Na época de Kyoto, a Casa Branca, então comandada por Bill Clinton, não tinha o apoio necessário no Congresso. "Havia uma grande desconexão entre a delegação dos EUA e o sentimento no Senado", afirmou De Boer.
A pressão sobre os EUA surgiu também em evento de ONGs brasileiras em Barcelona. "Não se vai resolver o problema se o cara não aparecer [em Copenhague]. E o cara não é o Lula. É o Obama. Ele pode fazer a diferença, e não está fazendo", disse Paulo Adário, do Greenpeace.
Leia mais
- Sem verba, 1º projeto de sequestro de CO2 brasileiro espera Copenhague
- Greenpeace exibe faixa pelo clima na Sagrada Família
- EUA cobram meta de pobre sem mostrar as suas, acusa africano
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre corte de emissões
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



