Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2009 - 13h31

Contaminação do Potomac muda sexo de peixes

Publicidade

da France Presse, em Washington

Um grupo de defesa do meio ambiente adverte em um relatório publicado na quarta-feira (11) que a contaminação das águas do rio Potomac, em Washington, alterou o sexo de peixes e pode ter consequências sérias no metabolismo dos seres humanos.

O relatório, realizado pela organização Potomac Conservancy, adverte para novos produtos contaminantes que modificam o sistema endócrino e afetam o crescimento e o desenvolvimento sexual dos vertebrados.

Quase a totalidade da água potável à disposição dos habitantes da capital federal norte-americana procede do Potomac, que recebe estas substâncias contaminantes, presentes em pesticidas, produtos médicos e veterinários, e comésticos, entre outros.

A organização adverte que vestígios destes produtos foram encontrados na urina de crianças que vivem na região.

"As unidades de tratamento de água não estão obrigadas a cuidar destes produtos contaminantes que afetam as glândulas endócrinas. Terminam então em nossas torneiras", disse John Myers, cientista da organização Environment Health Sciences.

"Não estamos completamente certos do nível de exposição necessário para que tais produtos tenham consequências sobre a saúde humana, mas a mudança de sexo observada nos peixes é uma advertência, o que torna muito importante atacar este problema".

O grupo pede ao Congresso que reformule a legislação sobre água potável.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página