Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2009 - 20h40

"Faltou transparência", afirma Greenpeace sobre meta nacional de CO2

Publicidade

da Folha Online

O Greenpeace divulgou uma nota a respeito das metas para redução de CO2, determinadas pelo Governo Federal nesta sexta-feira (13), na qual afirma que "faltou transparência no processo de formulação desses números". Hoje, os ministros Carlos Minc (Ambiente) e Dilma Roussef (Casa Civil) oficializaram o corte entre 36,1% e 38,9% no dióxido de carbono emitido pelo Brasil até 2020.

"Faltou transparência no processo de formulação desses números. Não se sabe ainda qual é a parcela de contribuição de cada um desses setores exceto o florestal, nem como a redução das emissões projetadas pode acontecer", observa a nota. "Além disso, o inventário das emissões nacionais precisa ser atualizado."

O Greenpeace observa que uma forma de verificação disso é a partir da publicação periódica do inventário nacional de emissões brasileiras de gases do efeito estufa. A primeira e única edição foi lançada em 2004, com dados de 1994. A segunda edição foi prometida para esse ano. "Mas até agora nada", afirma a ONG ambiental.

Classificando a ministra Dilma Roussef como "nova mestre de cerimônias verdes do governo federal, a chefe da Casa Civil e candidata à Presidência", o Greenpeace diz que "se levá-los [os compromissos de corte de CO2] à conferência, Lula mostrará que há a vontade real de colocá-los em prática. Além disso, o Brasil pode ser o fiel da balança e abrir caminho para Estados Unidos e China darem também passos públicos importantes para se obter um acordo mundial na conferência".

"Caso contrário, o anúncio pode ser apenas isso: um discurso de intenções. Uma vez que o compromisso é construído sobre uma taxa de crescimento projetada, ele pode ser mandado às favas se as coisas ficarem ruins do ponto de vista econômico."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página