Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2010 - 12h54

Seul planeja corredor ecológico na divisa entre as duas Coreias

Publicidade

da Efe, em Seul

A Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira (23) um plano para criar um corredor ecológico na Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias e, assim, fomentar o turismo e melhorar as relações com Pyongyang (Coreia do Norte), informou a agência Yonhap.

A área, que desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53) divide em dois a península coreana e tem quatro quilômetros de largura e 248 quilômetros de extensão, virou um lugar com grande biodiversidade devido à ausência de atividade humana.

Em uma reunião entre agências ministeriais e o Conselho Presidencial da Coreia do Sul, ficou decidida a implementação deste projeto, que prevê a criação de rotas para o cicloturismo e a construção de um centro de observação para a preservação da região.

O corredor ecológico possibilitaria ainda a realização de encontros entre estudantes das duas Coreias, iniciativa que se uniria a outras já pensadas para aproximar os dois países, oficialmente em guerra desde que o conflito que travavam foi suspenso por meio de um armistício.

Segundo pesquisadores sul-coreanos, a faixa desmilitarizada virou um santuário para as aves. Além disso, a região permitiu a recuperação de espécies consideradas tesouros nacionais protegidos.

A intenção de Seul (Coreia do Sul) é explorar o turismo ecológico na região. Para isso, facilitará o acesso às proximidades da zona desmilitarizada e designará seções que poderão ser visitadas.

O Ministério de Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul apresentará os detalhes do projeto em setembro, apesar de as relações além das fronteiras entre as duas Coreias ainda se limitarem a dois projetos conjuntos, os complexos de Kaesong e o monte Kumgang.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED Smart, HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página