Banking

Vale a pena investir em imóveis ou fundo imobiliário?

da Folha de S. Paulo

Considerados os investimentos mais conservadores do mercado, os imóveis costumam ter uma valorização inferior à dos demais valores como títulos e ações.

Sofrem ainda desgate natural com o tempo, demandam gastos com manutenção e estão sujeitos desvalorização ou valorização de acordo com a região geográfica onde estão localizados.

No entanto, os imóveis rendem mensalmente aluguéis. E dependendo do valor, pode garantir uma segunda fonte de renda para o dono.

Aposentados costumam ter uma boa complementação de renda com aluguéis.

Fundos Imobiliários

Atualmente, há ainda a possibilidade de investir em bens imóveis indiretamente, por meio de fundos de investimento.

Os fundos imobiliários tem sua constituição semelhante aos fundos de ações e de renda fixa. Seu patrimônio é dividido em cotas. Pode ser formado por um único imóvel --como um hotel-- ou vários, assim como parte de um ou mais imóveis.

A administração é feita por uma instituição financeira e está sujeita a fiscalização da CVM. Os fundos imobiliários são fechados, não havendo o resgate das cotas. Para liquidar o investimento, o cotista tem de vender suas cotas a terceiros, assim como ocorre no caso de quem possui ações de uma companhia aberta.

Os rendimentos estão sujeitos à tributação do Imposto de Renda. A taxa cobrada é de 20% e é recolhida na fonte.

FolhaShop

Digite produto
ou marca