Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2002 - 15h16

"Cidade de Deus" é destaque do Festival de Cinema de Londres

BRUNO GARCEZ
da BBC

O longa "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, está sendo apontado pela crítica britânica como um dos destaques do Festival de Cinema de Londres, que começa nesta quarta-feira.

O festival é o maior evento cinematográfico britânico e exibe mais de 200 filmes de 48 países. Há desde "O Pianista", de Roman Polanski, vencedor da Palma de Ouro em Cannes deste ano, até produções de países tão diversos como Argentina, Índia e Tadjiquistão.

"A edição deste ano se concentrou mais em produções internacionais do que em Hollywood, fugindo da dominação americana. Isso é bom, mas a desvantagem é que muitos filmes chegam sem mais informações. É preciso descobrir as jóias por conta própria", diz Neil Norman, crítico do jornal "Evening Standard".

Norman incluiu "Cidade de Deus" entre as "jóias" do festival. "O ingresso para o filme será provavelmente um dos mais disputados do festival deste ano", afirma.

"Fantástico"

O crítico afirma que o longa começou a despertar atenção em sua primeira grande exposição internacional, quando foi exibido no Festival de Cannes, em maio deste ano.

"Em Cannes, o impacto do filme foi grande. Desde então, ele vem despertando comparações com 'Caminhos Violentos' (a estréia de Martin Scorsese) e o mexicano Amores Brutos", diz Norman.

O longa ficou de fora da mostra competitiva de Cannes, o que levou o cineasta Fernando Meirelles a afirmar que Cannes estava ignorando o cinema latino-americano.

Exibição

O editor de cinema do jornal "Guardian", Andrew Pulver, conta ter visto o longa de Meirelles em Cannes. Ele escreveu a primeira crítica do filme na imprensa britânica. Ele considerou "Cidade de Deus" 'brilhante'.

"Ele é fantástico, incrivelmente poderoso, muito bem feito e traz uma forte mensagem social sobre algo que o público britânico sabe pouco: a realidade de quem vive às margens da sociedade brasileira", afirma.

Noite de gala

O filme que abrirá a mostra de cinema britânica é o mais recente de Stephen Frears, Dirty Pretty Things.

Além do cineasta, a protagonista do longa, Audrey Tautou, que ganhou fama pelo papel principal de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", estará presente à noite de gala.

A expectativa é de que os astros hollywoodianos Gwyneth Paltrow e Woody Harelson, que estão apresentando peças nos palcos londrinos, compareçam à noite de gala.

Entre outros destaques do evento figura o documentário "Bowling For Columbine", que aborda a fascinação americana com armas e o massacre na escola de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999.

O diretor do filme, Michael Moore, que está apresentando um espetáculo em Londres, também deve comparecer ao festival, respondendo a perguntas dos espectadores no próximo dia 11, no National Film Theatre.

Entre outras curiosidades, o festival exibe o primeiro filme do rapper Eminem, 8 Mile, dirigido por Curtis Hanson, de "Los Angeles Cidade Proibida".

"Arca Russa", o mais recente filme do cineasta Aleksandr Sokúrov, cineasta homenageado na mais recente Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, também é um dos pontos altos do evento.

A primeira exibição de "Cidade de Deus" acontece nesta sexta-feira às 15h15, no cinema Odeon West End 2 (Leicester Square, WC2).

No domingo, o cineasta Fernando Meirelles estará presente a uma das sessões de seu filme e responderá a perguntas dos espectadores no cinema Screen on The Hill (203 Haverstock Hill, NW3 tel.: 020 7435 3366).

Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página