Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2003 - 16h44

Colega diz que Kelly ficou chocado com perguntas de repórter

Ao prestar depoimento no inquérito que investiga a morte do especialista em armas britânico, David Kelly, a inspetora de armas e colega do cientista, Olivia Bosch, afirmou hoje que Kelly ficou chocado com a forma pela qual o repórter da BBC Andrew Gilligan teria tentado obter informações do cientista sobre o dossiê de armas no Iraque.

Kelly aparentemente cometou suicídio, em meados de julho, após ser apontado como a fonte de uma reportagem da BBC sugerindo que o governo britânico havia exagerado sobre o potencial das armas de destruição em massa no Iraque para justificar a posição pró-guerra.

Segundo Bosch, que falava com o cientista diariamente durante a guerra no Iraque, o cientista contou a ela que Gilligan insistiu que ele nomeasse os responsáveis pela "transformação" do dossiê.

Bosch afirmou ainda que os chefes de Kelly do Ministério da Defesa britânico lhe repreenderam por causa das informações que ele deu à BBC. Segundo ela, o cientista estava com medo de que sua pensão fosse afetada.

Continua...

Leia mais
  • Entenda a polêmica entre BBC e governo Blair

    Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página