Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2003 - 14h54

Brasil terá mais uma década de baixo crescimento, diz estudo

Depois de amargar 20 anos de crescimento medíocre, nos anos 80 e 90, o Brasil está caminhando para mais uma década de fraco desempenho econômico, segundo um estudo do Center for Economic and Policy Research (Centro para Pesquisa Econômica e de Políticas), uma entidade de pesquisa com sede em Washington.

Pelos cálculos do economista Mark Weisbrot, que tomam por base projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) e resultados da economia brasileira, a expansão anual da renda per capita nos cinco primeiros anos desta década deve ficar em torno de 1%.

"Com isso, o Brasil deve seguir o mesmo ritmo lento das duas décadas anteriores. É uma grande decepção para quem esperava que as reformas fossem pôr o país nos trilhos do desenvolvimento sustentado", disse o economista americano, um dos autores do estudo.

Na década de 80, segundo os números citados pela pesquisa, a renda per capita do brasileiro ? resultado da divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes do país ? cresceu 0,9%. Nos anos 90, esse percentual caiu um pouco, ficando em 0,7%.

Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página