Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2004 - 17h39

Gil encerra fórum na Índia com músicas de Caetano e Bob Marley

RODRIGO AMARAL
Enviado especial da BBC a Mumbai

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou da cerimônia de encerramento do Fórum Social Mundial, nesta quarta-feira, em Mumbai, na Índia. Gil disse que viajou a Mumbai em caráter pessoal, sem representar o governo Lula, e se qualificou como um "embaixador da humanidade".

Ele encerrou sua apresentação no primeiro fórum fora da América Latina com a música "Soy Loco por Ti, America", mas negou que esta fosse uma referência à volta do evento a seu berço original, em Porto Alegre, no ano que vem."É uma bela canção, que fala de uma parte importante do mundo", disse Gil, referindo-se à composição de seu colega de Tropicália, Caetano Veloso."Este congresso reúne gente do mundo inteiro, e para um cantor que vem da America do Sul fica bem falar de sua área, de sua cultura.

Gil foi apresentado como "um dos criadores da Tropicália, um movimento que fundiu bossa nova tradicional, rock e salsa latino-americana".Ele cantou sete músicas, incluindo "Imagine", de John Lennon, e "Three Little Birds", de Bob Marley.

Antes do concerto, o fórum promoveu uma passeata pelas ruas de Mumbai para protestar contra a guerra no Iraque e o "imperialismo americano". Enquanto os militantes antiglobalização gritavam palavras de ordem contra o presidente americano George W. Bush e "não à guerra", grupos de indianos faziam suas reivindicações com hinos e canções. Esta mistura entre pessoas comuns e militantes, e a diferente linguagem usada por cada um, foram a grande novidade e a principal dificuldade identificada pelo fórum em sua primeira edição fora de Porto Alegre.

O indiano Minar Pimple, um dos organizadores do fórum de Mumbai, também disse que a edição deste ano colocou três novos temas na agenda do evento: o patriarcalismo, o fundamentalismo religioso e a segregação social representada pelo sistema de castas.

Cansaço

Para o ministro da Cultura, porém, o maior envolvimento popular em Mumbai, na comparação com Porto Alegre, é um resultado lógico até do ponto de vista aritmético."A Índia tem um bilhão de habitantes. Participação maior aqui na Índia, em princípio, não quer dizer muita coisa em comparação com o Brasil", disse Gil."Mumbai tem 21 milhões de moradores, e Porto Alegre um pouco mais que um milhão."

Gil chegou na madrugada desta quarta à Índia e aparentava cansaço antes do show, mas se disse contente de ter sido convidado para participar do encerramento.

Durante o show, o ministro mostrou animação e até em alguns momentos conseguiu fazer a platéia, composta principalmente de indianos, tibetanos e brasileiros, cantar junto com ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página