Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2004 - 12h04

Ministro quer ajuda de "Bollywood" para promover o Brasil

RODRIGO AMARAL
da BBC Brasil, em Nova Déli

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, disse neste domingo que um dos planos que o governo brasileiro está tentando levar em frente em sua relação com a Índia é a promoção do Brasil por meio da forte indústria cinematográfica do país.

A indústria do cinema da Índia --conhecida como Bollywood e concentrada sobretudo em Mumbai-- é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da dos Estados Unidos.

O objetivo do governo brasileiro é convencer as produtoras de filmes a usar o Brasil como cenário para seus filmes.

Outros países estão tentando convencer os indianos a usar suas locações, como a Romênia, exemplo citado por Mares Guia.

Acordos

A declaração foi feita antes da cerimônia de recepção oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Rashtrapati Bhawan, em Nova Déli.

Bollywood é famosa por seus filmes de orçamento modesto que costumam atrair milhões de espectadores não só na Índia, mas também em países onde as colônias indianas são numerosas, como a Grã-Bretanha.

Também compareceram à cerimônia oficial de chegada a primeira-dama, dona Marisa, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim e do Planejamento, Guido Mantega, além dos governadores do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT.

Durante a visita de Lula, vários outros temas estão sendo discutidos, como a promoção mútua do turismo entre os dois países, a cooperação do Brasil com a Índia na área espacial e a retomada do intercâmbio na pecuária (a maior parte do gado brasileiro é de origem indiana).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página