Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2004 - 00h20

Nicole Kidman quer papel em novo filme de Fernando Meirelles

BRUNO GARCEZ
da BBC, em Londres

Após ter dirigido um elenco formado quase que inteiramente por amadores em "Cidade de Deus", a situação é radicalmente oposta no novo projeto de Fernando Meirelles.

"The Constant Gardener", longa britânico cuja pré-produção o diretor de "Cidade de Deus" está concluindo em Londres, traz no elenco nomes como Ralph Fiennes, vencedor do Oscar por "O Paciente Inglês".

A única coisa que ainda falta definir é a atriz que protagonizará o filme. Mas para isso, Meirelles não deverá ter problemas.

"Já recebemos telefonemas de atrizes como Nicole Kidman e Demi Moore querendo fazer o filme", afirma o diretor.

Prestígio

Meirelles conta que isso não é um reflexo das quatro indicações de Cidade de Deus ao Oscar, uma vez que atores já haviam manifestado interesse pelo filme antes da lista de indicados ser divulgada.

"No mercado, o filme já tem um bom prestígio. Todos as grandes estrelas com quem eu poderia contar estão querendo fazer. Infelizmente, meu cachê já está negociado. Não dá para aumentar", brinca o cineasta.

"The Constant Gardener" é inspirado em um livro do mestre da espionagem John Le Carré e mescla romance e intriga política.

"É a história de um diplomata inglês cuja mulher é morta quando ele está numa missão no Quênia, porque ela se envolve com um relatório sobre a indústria farmacêutica", descreve o diretor.

"O filme fala um pouco sobre o 'bom negócio' da Aids e da tuberculose na África e envolve uma história de amor também. É um filme mais de mercado e menos surpreendente que "Cidade de Deus". Mas estou achando sensacional fazê-lo", conta.

Meirelles diz que o mais estimulante é poder contar com atores internacionais, como os americanos Danny Huston (filho do cineasta John Huston, irmão da atriz Angelica e protagonista do elogiado filme independente Ivans XTC) e Anthony La Paglia, protagonista de Without a Trace, uma das séries de maior sucesso atualmente nos Estados Unidos.

Produtor

Além do filme britânico, Meirelles ainda está desenvolvendo projetos com sua produtora, a O2. Ele está produzindo dois longas metragens, "Não por Acaso", de Philippe Barckinski, que está participando do Festival de Roterdã, e "Contra Todos", de Roberto Moreira, que será exibido dentro da Mostra Panorama, no Festival de Berlim.

"Estou aproveitando um pouco do prestígio de "Cidade de Deus" para ajudar a colocar esses diretores no mercado, assim como o Waltinho [Walter Salles] fez comigo. Estou vendendo esses filmes no mercado internacional, assim consigo financiar outros longas."

"Os diretores brasileiros tendem a se basear muito nas leis de incentivo. É praticamente a única maneira de financiar um filme no Brasil. Fora o Waltinho, que financia os filmes no mercado externo. Resolvi seguir a mesma trilha", conta.

Meirelles conta que a série "Cidade dos Homens", realizada por ele e exibida pela Rede Globo terá mais três temporadas e será transformada em um longa metragem em 2007.

Mas a direção não será dele, mas sim de Paulo Morelli, que dirigiu um dos episódios do seriado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página