Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 00h42

Judeus querem sair do Brasil, diz jornal do Canadá

da BBC, em Londres

Um jornal voltado à comunidade judaica do Canadá, o "The Canadian Jewish News", divulgou em sua versão online que "um número significativo" de judeus brasileiros estão querendo imigrar para a província canadense do Québec.

A autora do artigo "Judeus brasileiros querem imigrar para o Canadá", Janice Arnold, diz que o diretor-executivo da Confederação Israelita do Brasil, Jaques Perlow, revelou que cerca de cem famílias de judeus que vivem no Brasil estariam interessadas em imigrar para o Québec.

O motivo, teria dito Perlow, seriam as "crescentes preocupações com a situação econômica e política" no Brasil.

Anti-semitismo

Perlow também teria dito que contatos foram feitos com o escritório de imigração do Québec em Buenos Aires, aberto no ano passado.

"A comunidade vê o governo Lula como pró-palestino, em contraste com o seu antecessor Fernando Henrique Cardoso", diz o artigo, que sustenta a afirmação com outra declaração atribuída a Perlow: "Ele [Fernando Henrique] era abertamente amigável a Israel."

"Perlow diz que o Brasil anunciou planos neste ano para abrir um escritório diplomático na cidade de Ramallah, na Cisjordânia (onde ficam os escritórios do líder palestino Iasser Arafat). Jornais brasileiros mostraram fotos de uma autoridade brasileira sendo beijada por Arafat. Ele [Perlow] diz que houve um aumento geral do anti-semitismo", continua o artigo.

No entanto, ainda de acordo com o jornal, um representante de duas organizações interessadas em aumentar a imigração de judeus para Montreal, disse que no momento foram feitas "apenas três sérias consultas" de judeus brasileiros pensando em imigrar.

O "The Canadian Jewish News" alega ser o maior jornal semanal voltado à comunidade judaica no Canadá, com uma tiragem de quase 50 mil exemplares.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página