Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2007 - 09h16

Decisão sobre Renan tem destaque na imprensa internacional

da BBC Brasil

A absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em sessão fechada no plenário da Casa Legislativa foi amplamente noticiada na imprensa internacional nesta quinta-feira.

"A absolvição do legislador do PMDB, principal aliado do governo, deu um descanso para [o presidente Luiz] Lula [Inácio da Silva], depois de presenciar durante o último mês o julgamento de importantes figuras do seu partido e de sua gestão", disse o jornal argentino "Página 12".

Com o resultado da votação, Lula "pode conservar seu apoio [no Legislativo], apesar das graves acusações de corrupção" contra Renan. "A oposição ficou decepcionada" com o resultado da votação de terça-feira em Brasília, diz o "Página 12".

Já o "Clarín", também editado na Argentina, disse que "esta vitória de Renan, que goza do posto estratégico de chefe do Congresso, se deve em grande parte a que muitos na oposição votaram a favor do senador".

Segundo o "Clarín", havia temor de revelações que "o poderoso homem do Congresso" poderia fazer se fosse expulso do Senado.

"Alguns analistas dizem que este foi um espetáculo ruim do Congresso, que já contaria com pouca admiração da população brasileira. Outros destacam que, na verdade, com a absolvição de Renan, Lula poderia ganhar força frente à oposição" ao mostrar que ela não pode lhe tirar uma peça facilmente.

"Se isto for verdade, então, será que na política vale qualquer coisa, mesmo que seja sob o signo da esquerda?", pergunta o "Clarín", no final do artigo.

O jornal argentino "La Nación" destacou que "o país acompanhou a votação com atenção pela televisão, e o sentimento de indignação pela absolvição se mostrou em evidência imediatamente nos sites de notícias a internet", em que muita gente deixou mensagens de decepção.

O "International Herald Tribune", editado nos Estados Unidos, reproduziu em seu site um despacho da agência de notícias "Associated Press" em que vários analistas ouvidos "manifestaram opiniões variadas" sobre o impacto da votação de terça sobre o presidente Lula.

"Absolvição foi melhor do que condenação, porque todo mundo sabe que Renan ajudou muito o governo e ninguém tinha certeza sobre seu sucessor", disse Otaviano Nogueira, um cientista político da Universidade de Brasília citado no artigo.

"Mas David Fleischer, um outro analista político da Universidade de Brasília, disse que os opositores de Silva podem usar a votação contra ele", diz o artigo no "International Herald Tribune".

"Eu não acho que a decisão foi boa para o governo", disse Fleischer, segundo o texto, explicando que "[partidos de oposição] vão culpar o governo por trabalhar nos bastidores para salvar Renan".

Usando um artigo da agência de notícias da Espanha "Efe", o jornal "El Pais" lembra que "Renan Calheiros foi o primeiro presidente do Senado a ser submetido no Brasil a um julgamento para destituição".

Comentários dos leitores
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
SAO PAULO / SP
O nosso futebol está no mesmo caminho dos políticos brasileiros, tramoias e mais tramóias...

sem opinião
avalie fechar
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
MARINGA / PR
Eu acho que os processos contra Renan devem correr paralelo às outras votações. Não é certo que prejudiquem o país dando maior ênfase ao Problema do Renan que os problemas de um país inteiro. Há outras formas de fazer oposição. Se alguma figura ligada ao PMDB votarem contra a CPMF deveriam ser banidas do Partido. Será que não sabem que o PMDB possuem vários ministros no governo?.

sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
CARAPICUIBA / SP
O fato de voce votar e escolher seus representantes, nao nos garante uma democracia. Ao meu ver ainda estamos distanciados das praticas democráticas. Democracia deveria ser sinonimo de igualdade, justica, bem comum, e infelizmente ainda nao é oque se ve em nosso Brasil. O povo deveria ter instrumentos celeres e diretos de cassassao de mandatos de parlamentares que nao cumprissem com seus compromissos eleitorais efetuados com o povo. Esses impostos excorchantes a que somos submetidos diariamente, isso é insuportável, estamos nos tornando um povo mudo que sofre calado a todas essas injusticas a que somos expostos.

sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página