BBC Brasil
15/10/2007 - 16h26

Licença de Renan não altera votação da CPMF, diz Lula

ROGÉRIO WASSERMANN
Enviado especial da BBC Brasil a Uagadugu (Burkina Fasso)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira em Burkina Fasso, primeiro país que visita no seu giro pela África, que o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado não altera as chances de aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) na Casa.

"O fato de o presidente Renan ter pedido licença não alterna nada. Ultimamente, o Senado votou todas as coisas que queríamos que fossem votadas", declarou Lula, após sair de um encontro com o presidente do país, Blaise Comparoé, no palácio presidencial em Uagadugu, a capital de Burkina Fasso.

"Só agora que chegou para ser votado no Senado, e temos certeza de que será aprovado da mesma maneira que passou na Câmara."

Lula defendeu a prorrogação do imposto como uma questão de interesse nacional. "O que está para ser votado não é do interesse do governo, a CPMF é do interesse da nação brasileira. Afinal de contas, temos R$ 504 bilhões de investimentos em infra-estrutura e se não pudermos utilizar esse dinheiro, vai ter que utilizar o dinheiro de outras áreas", disse, referindo-se aos investimentos previstos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Protocolos

Antes de falar sobre a CPMF, Lula destacou a importância da sua viagem pela África, a sétima como presidente, e dos acordos de cooperação que deverá assinar. Durante a sua visita a Burkina Fasso, foram assinados protocolos de entendimento em saúde, agricultura, pecuária e esportes.

O presidente participa ainda nesta segunda-feira da abertura da Semana do Cinema Brasileiro em Uagadugu. Em seguida, ele embarca para a República do Congo.

Lula também vai visitar também a África do Sul e Angola, passando um dia em cada país. Até o fim da semana, ele terá visitado 19 dos 53 países africanos, alguns deles mais de uma vez.

O presidente Lula é acompanhado na viagem à África pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento, Miguel Jorge; de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger; da Comunicação Social, Franklin Martins; da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e pelo assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Além disso, um grupo de cerca de 30 empresários participa do giro africano com o presidente, em busca de novas oportunidades de negócios.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca