Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2004 - 10h57

Maratona marca 'final desastroso' da Olimpíada de Atenas, diz "The Times"

da BBC Brasil

O episódio que pode ter roubado do Brasil a medalha de ouro na maratona olímpica ganhou destaque (e algumas críticas) na capa de jornais de todo o mundo.

A imagem do ex-padre irlandês que agarrou o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima quando ele liderava a prova ocupa metade da primeira página do jornal britânico "The Times".

"A Olimpíada terminou com um lapso de segurança surpreendente. Foi um final desastroso para os Jogos, em que foram gastos US$ 1 bilhão em segurança. Não havia guardas na vizinhança do incidente", afirmou o diário.

O jornal americano "The New York Times" também destacou o incidente na sua primeira página.

"A maratona olímpica masculina levou 108 anos para voltar às suas origens e apenas um instante para um ex-padre irlandês afetar a legitimidade do resultado", disse o jornal.

Lenda

Fazendo também uma comparação histórica, o "Washington Post" foi ainda mais longe.

Para o jornal da capital dos Estados Unidos, o episódio "foi tão dramático que a história da maratona de 2004 pode parecer mais irreal" daqui a alguns anos do que a lenda que deu origem à maratona.

A lenda diz que o mensageiro grego Pheidippides chegou a Atenas, após percorrer longa distância, com a notícia de uma vitória no campo de batalha e morreu logo depois de exaustão.

Mas o diário destacou a comemoração do brasileiro pela conquista da medalha de bronze.

"De Lima se alegrou com a recepção da multidão. Ao se aproximar da linha de chegada, ele abriu os abraços e fingiu mergulhar como um avião. Mandou um beijo e desenhou um coração gigante com as mãos."

A foto também pode ser vista em outros jornais britânicos, como "The Guardian", "Financial Times" e "The Daily Telegraph".

O "Telegraph" fala em "constrangimento" para os organizadores gregos enquanto o "Financial Times" trata o incidente como "bizarro".

Já o tablóide "Daily Mirror" publicou um perfil de Cornelius Horan, o ex-padre rebelde acusado pelo ataque ao maratonista brasileiro. Ele é chamado de "maníaco da maratona".

Segundo o diário, Horan acredita que "Jesus Cristo vai voltar ao mundo pela segunda vez e reinar a partir de Jerusalém".

No domingo, após ser detido pela polícia, ele teria declarado: "A Grécia tem uma longa tradição, com São Paulo e Alexandre, o Grande. Cristo traz a maior honra. Não sou judeu, mas eu os amo".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Cordeiro de Lima
  • Leia o que já foi publicado sobre Cornelius Horan
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página