Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2004 - 10h46

Astrônomos crêem ter 1ª imagem de planeta fora do Sistema Solar

DAVID WHITEHOUSE
da BBC Brasil

Astrônomos acreditam ter captado a primeira imagem de um planeta fora do nosso Sistema Solar.

A imagem foi vista através do telescópio Yepun, que mede 8,2 metros e fica em um centro de observação localizado no Deserto de Atacama, no Chile.

A estrela em torno do qual o planeta orbita se chama 2M1207 e é uma estrela anã marrom. Ela fica a 230 anos luz e é muito menor e mais fraca do que o Sol.

A imagem registrada traz um suposto planeta ao lado da estrela. Os pesquisadores não podem garantir que se trata de fato de um planeta.

Mas eles acreditam que seja um planeta jovem e de alta temperatura que irá esfriar gradualmente até se tornar um mundo gasoso gigantesco, como Júpiter.

Novos planetas

"Nossa descoberta representa um primeiro passo em direção a um novo campo da astrofísica: o registro de imagens e o estudo espectroscópico de sistemas planetares", disse a cientista Anne-Marie Lagrange, uma das responsáveis pelo registro da imagem.

"Tais estudos permitirão que astrônomos possam caracterizar a estrutura física e a composição química de planetas que podem até se assemelhar à Terra", afirma Lagrange.

A estrela em torno da qual ele gira tem cerca de 8 milhões de anos e uma massa muito menor do que a do nosso Sol.

Ela também não é capaz de fazer reações de fusão nuclear em seu centro e portanto produzir energia da mesma forma que o Sol.

O suposto planeta só pôde ser visto graças ao potente telescópio Yepun, que é capaz de adaptar seus dispositivos óticos para produzir imagens mais precisas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o sistema solar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página