Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2004 - 11h21

Filme sobre decapitação de gato gera polêmica em festival no Canadá

da BBC Brasil

Defensores dos direitos dos animais fizeram protestos no Canadá no dia da estréia de um documentário sobre três artistas que gravaram um vídeo com imagens deles matando um gato.

Os ativistas tentavam convencer o público do Festival de Cinema de Toronto a boicotar a exibição de "Casuistry: The Art of Killing a Cat" ("Casuísmo: a arte de matar um gato", numa tradução livre).

O documentário mostra entrevistas com os artistas, a polícia e ativistas, mas não traz imagens da mutilação e da morte do animal.

Jesse Power, Anthony Wennekers e Matt Kaczorowski tiraram a pele e decapitaram um gato em 2001. Levados a julgamento, eles se declararam culpados por crueldade contra animais.

Transcrição

O diretor do documentário, Zev Asher, optou por apresentar em seu filme a transcrição sobre o procedimento praticado contra o gato usada no processo judicial.

Apesar de não mostrar, apenas relatar, o que foi feito com o gato, o filme tem provocado irritação nos defensores dos direitos dos animais.

Os ativistas pressionam a direção do festival a cancelar as duas apresentações --chegaram a ameaçar arrancar a pele de um funcionário do festival num telefonema anônimo.

A direção do Festival de Toronto afirma que o documentário não glorifica a ação dos três artistas e que a exibição ajuda a estimular o debate sobre o tema.

O filme "não mostra as fortes imagens desse ato criminoso", disse Noah Cowan, co-diretor do festival.

"As pessoas que viram o filme dizem que ele certamente não deixa margem para que haja simpatia pelas ações desses criminosos condenados."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre documentários
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página