Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 09h37

Sonda Cassini captura imagem de turbulência em Saturno

da BBC Brasil

Uma turbulenta divisão entre duas camadas da atmosfera de Saturno aparece repetidamente nas imagens tiradas pela sonda espacial Cassini-Huygens.

Seu formato é um exemplo típico da instabilidade de Kelvin-Helmholtz, que ocorre quando dois fluidos de densidades e velocidades diferentes se cruzam.

Esse tipo de fenômeno é comum em gigantes planetas gasosos, como Saturno, por causa de suas correntes alternadas e diferenças de temperatura em suas zonas.

A fotografia foi tirada pela câmera da Cassini no dia 9 de outubro de 2004, distante cerca de 5,9 milhões de quilômetros de Saturno.

Titan

A câmera usou filtros sensíveis à luz infra-vermelha. A escala da imagem é de 69 quilômetro por pixel.

No dia 26 de outubro, a sonda vai se aproximar de Titan, uma das luas de Saturno, para tirar fotografias com a ajuda de radares.

Ela vai chegar à 1.200 quilômetros de distância de Titan, cerca de 250 vezes mais próxima do que da última vez que passou pelo local, em julho.

A Cassini descobriu duas novas luas em Saturno em agosto, além de outros anéis.

A missão da Cassini-Huygens é uma cooperação da Nasa (agência espacial americana), a ESA (agência espacial européia) e a ASI (agência espacial italiana).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sonda Cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página