Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2004 - 12h49

Morre DJ britânico que popularizou do punk ao britpop

da BBC Brasil

O veterano DJ da BBC John Peel morreu aos 65 anos, durante suas férias no Peru.

Ele sofreu um ataque cardíaco em um complexo turístico na cidade de Cuzco, onde estava com sua mulher.

Em mais de 40 anos de carreira, John Peel documentou em seu programa diversas fases do pop britânico.

O radialista começou a trabalhar na Radio One, da BBC, em 1967, e permaneceu na rádio até sua morte, tornando-se o DJ que mais tempo atuou na FM britânica.

Pioneirismo

No final da década de 70, Peel se tornou um dos primeiros radialistas a tocar punk rock, contrariando muitos de seus colegas que julgavam o estilo amadorístico e passageiro.

Além de ter sido um dos pioneiros em tocar punk, Peel também foi um dos primeiros a colocar discos de reggae e de hip hop, antes que esses estilos caíssem no gosto popular.

O ecletismo de Peel fez com que ele fosse também um desbravador de novos estilos, como o brit-pop de nomes como Oasis e Blur.

Na Grã-Bretanha, Peel era visto como uma das maiores autoridades em música independente, sempre incentivando artistas iniciantes, entre eles nomes como Smiths e The Fall.

O radialista também ganhou fama ao criar as John Peel Sessions, na qual artistas se apresentavam nos estúdios da Radio One, em sessões que procuravam reproduzir a atmosfera de shows ao vivo.

Entre os nomes que gravaram as Peel Sessions estão Joy Division, Jesus & Mary Chain, New Order, Happy Mondays, Pulp, Superfurry Animals, PJ Harvey e Yeah Yeah Yeahs.

Muitas dessas sessões de gravação foram mais tarde transformadas em discos.

Diversidade

O radialista primava pela diversidade em seu programa e chegou até a tocar artisas brasileiros, como o grupo Fellini e o DJ Renato Cohen.

Músicos britânicos tinham grande reverência por Peel. James Dean Bradfield, vocalista dos Manic Street Preachers, disse que foi graças ao DJ que ele veio a ouvir "algumas das mais obscuras e mais influentes canções que já escutei".

Peel nasceu na cidade britânica de Heswall, perto de Liverpool. Após ter completado serviço militar em 1962, foi para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar em uma rádio de Dallas. Mas a consagração só se daria após sua ida para a BBC.

Após anunciar a morte do radialista, a Radio One tocou a canção favorita de Peel, Teenage Kicks, da banda irlandesa Undertones.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre John Peel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página