Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2004 - 11h20

José Dirceu chega atrasado e quase perde cortejo de Arafat

CAROLINA GLYCERIO
da BBC Brasil no Cairo

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, perdeu o velório de Iasser Arafat e quase não chegou a tempo para o cortejo fúnebre do líder palestino.

O avião da delegação brasileira chegou às 10h (6h de Brasília) no aeroporto da capital do Egito, exatamento no horário em que começou a cerimônia, que estava marcada originalmente para começar uma hora depois.

Dirceu se incorporou à massa de representantes oficiais que acompanhavam o corpo de Arafat no cortejo pelo clube militar, no norte da cidade.

Antes de acompanhar o embarque do corpo de Arafat para Ramallah na base aérea no norte do Cairo, Dirceu disse que o próprio presidente Lula teria viajado para o Egito se não fosse a visita oficial do presidente chinês, Hu Jintao, ao Brasil.

O ministro reiterou o apoio brasileiro à causa palestina nos termos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Cerimônia

No final do dia, o ministro deve participar de uma cerimônia de condolências na sede da Liga Árabe. Em seguida, a delegação brasileira deve deixar o Cairo rumo a Brasília, onde deve chegar na manhã deste sábado.

Além de Dirceu, a delegação oficial é composta pelo senador Maguito Vilela (PMDB-GO) e pelos deputados Luiz Eduardo Greenhald (PT-SP), Jamil Murad (PCdoB-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Maurício Randes (PT-PE).

Apesar da cerimônia no Cairo ter contado com a participação de representantes de cerca de 60 países, poucos enviaram chefes de Estado.

Além do anfitrião, o presidente egípcio Hosni Mubarak, estavam presentes o presidente do Líbano, Emile Lahoud, o rei Abdullah, da Jordânia, o presidente sírio, Bashar al Assad, entre outros.

Os países europeus foram representados por alguns ministros de Relações Exteriores e o comissário de política externa Javier Solana. Já o governo americano enviou um sub-secretário de Estado, William Burns.

Nenhuma autoridade israelense compareceu ao funeral do líder palestino no Egito.

Leia mais
  • Corpo de Arafat chega a Ramallah; líder será enterrado em seu QG
  • Pensão de mulher de Arafat pode chegar a US$ 35 mil
  • Israel entra em alerta máximo no dia do funeral de Arafat

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja galeria de imagens de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página