Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2004 - 12h25

Obesidade causa distúrbios do sono em crianças, diz estudo

da BBC Brasil

Crianças obesas muitas vezes sofrem de distúrbios do sono que podem afetar seu desempenho na escola, de acordo com pesquisadores do Royal London Hospital.

Das 63 crianças diagnosticadas como muito obesas que participaram da pesquisa, 54 tinham apnéia obstrutiva do sono (OSA), um tipo forte de ronco provocado pela obstrução da passagem de ar durante o sono, que leva à queda de níveis de oxigênio no sangue.

A maioria dos casos do distúrbio era leve, mas 14 crianças sofriam da forma moderada ou forte da apnéia obstrutiva do sono.

Entre 1989 e 1998, a obesidade entre as crianças entre dois e quatro anos praticamente dobrou e passou de 5% para 9%.

Já a quantidade de obesos entre seis e 15 anos triplicou entre 1990 e 2001 e passou de 5% para 16%.

Segundo um dos pequisadores do Royal London Hospital, "obesidade e apnéia obstrutiva do sono é uma área pouco estudada, especialmente relacionada às crianças".

"Se não forem tratadas, essas crianças podem sofrer falta de sono diária, o que leva a pouca concentração e desempenho baixo na escola."

"A apnéia do sono é uma condição que debilita as pessoas e se não for diagnosticada ela pode afetar seriamente o cotidiano das crianças", acrescenta Melissa Hack, da Sociedade Torácica Britânica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página