BBC Brasil
26/02/2008 - 10h03

Filarmônica de NY faz concerto histórico na Coréia do Norte

da BBC Brasil

A Orquestra Filarmônica de Nova York, uma das instituições culturais mais importantes dos Estados Unidos, realizou nesta terça-feira um concerto histórico em Pyongyang, capital da Coréia do Norte.

O concerto começou com o hino nacional dos dois países e foi transmitido ao vivo pela televisão estatal da Coréia do Norte --condições impostas pela Orquestra ao aceitar o convite do governo coreano.

David Gray/Reuters
Lorin Maazel conduz a Filarmônica de Nova York durante o concerto da orquestra hoje
Lorin Maazel conduz a Filarmônica de Nova York durante o concerto da orquestra hoje

Segundo o correspondente John Sudworth, que está viajando com os músicos, o concerto marca a maior presença de americanos no país comunista desde a Guerra da Coréia, há mais de meio século. Além disso, trata-se da principal troca cultural já realizada entre os dois países.

O governo americano permitiu a viagem da delegação de 300 pessoas para a Coréia do Norte por um período de 48 horas, apesar do impasse sobre o programa nuclear do país.

Condoleezza

O concerto foi realizado no mesmo dia de uma visita da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, à China, onde discute o impasse sobre o programa nuclear da Coréia do Norte.

Rice afirmou que, apesar da iniciativa, a visita da Orquestra provavelmente não irá trazer nenhuma mudança dramática no cenário do país.

"Não acredito que devemos nos animar com o que Dvorak pode fazer com a Coréia do Norte", disse ela, em uma referência a um dos compositores interpretados no concerto --o tcheco Antonin Dvorak.

Música

Segundo o maestro Lorin Maazel, que conduziu o concerto, a música é o elemento mais importante da visita.

"Se existe algum valor além da música agregado a este evento --o que seria positivo-- então melhor ainda. Mas estamos preocupados apenas em fazer música e interagir com os músicos coreanos", afirmou.

O concerto foi criticado por alguns analistas políticos, que argumentam que a visita da Filarmônica dá um ar de respeito não merecido ao regime brutal do líder Kim Jong-il.

Um tablóide de Nova York chegou a chamar a viagem de uma desgraça e afirmou que o concerto deu ao líder norte-coreano um golpe de propaganda.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca