Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2004 - 19h09

Estrela do atletismo dos EUA rebate acusações de doping

da BBC Brasil

A atleta americana Marion Jones, que venceu cinco medalhas na Olimpíada de Sydney, em 2000, negou com veemência as novas acusações de que teria utilizado substâncias proibidas para melhorar sua performance esportiva.

A acusação foi feita por Victor Conte, fundador do laboratório americano de suplementos nutricionais Balco, que é acusado de fornecer drogas proibidas a alguns dos principais atletas do mundo.

Marion Jones, que chegou a ser considerada a "garota de ouro" do atletismo americano, venceu três medalhas de ouro e duas de bronze em Sydney.

A atleta é investigada pela suposta utilização de doping no esporte desde que agentes federais lançaram uma operação contra a Balco, mas até agora nada ficou provado contra ela.

Esteróides

Em uma entrevista a uma emissora de televisão americana, Victor Conte disse que forneceu à atleta americana esteróides que não poderiam ser detectados em exames de laboratório durante as semanas que antecederam os Jogos Olímpicos de Sydney.

Conte também alega que viu Marion Jones aplicar uma injeção de hormônio na própria perna. O fundador da Balco, acusado de distribuição ilegal de esteróides e de lavagem de dinheiro, deve ir a julgamento em março.

Marion Jones nunca foi flagrada com um resultado positivo em exames antidoping e já havia negado por diversas vezes o uso de substâncias proibidas.

Em um comunicado enviado à rede ABC, que transmitiu a entrevista de Conte, Marion Jones rebateu as acusações e disse que vai adotar medidas legais contra o fundador da Balco.

"Essas alegações não são verdadeiras e instruí meus advogados a explorar um processo por difamação contra Victor Conte", afirma o comunicado.

"Marion manteve firmemente sua posição durante todo o tempo: ela nunca, nunca, usou drogas para melhorar sua performance", disse Richard Nicholls, advogado da atleta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página