BBC Brasil
21/03/2008 - 11h46

Lutar no Iraque é a melhor ajuda a palestinos, diz Bin Laden

ROB WATSON
analista da BBC para assuntos de defesa

O dissidente saudita Osama Bin Laden [líder da rede terrorista Al Qaeda] pediu aos muçulmanos em uma segunda mensagem de áudio que se unam à insurreição no Iraque por esta ser, segundo ele, a melhor forma de apoiar os palestinos.

Na primeira mensagem, divulgada na última quarta-feira (19), o líder da rede extremista Al Qaeda advertiu os governos da União Européia para uma reação forte contra a republicação de uma charge que mostra o profeta Maomé. Estas duas foram as primeiras mensagens divulgadas de Bin Laden desde novembro.

O tema desta mais recente é a questão dos palestinos. "A palestina não pode ser retomada por negociações e diálogo, mas a ferro e fogo", afirmou.

Bin Laden diz que a melhor forma de fazer isso no momento é apoiando a insurreição no Iraque, que ele qualifica como o campo mais próximo da palestina para realizar a chamada guerra santa contra os infiéis, o jihad.

Ao ressaltar a causa palestina, o líder da Al Qaeda está levantando uma questão que pode ter ressonância entre muitos muçulmanos. Na mensagem anterior, Bin Laden ressaltou a idéia de que o islã e os muçulmanos em toda a parte estão sob ataque.

Embora fontes de inteligência ocidentais continuem a ver Osama Bin Laden como um forte oponente, eles também argumentam que a Al Qaeda sofreu reveses recentemente, com uma reviravolta no Iraque e a morte e captura de vários de seus líderes mais destacados.

O líder da Al Qaeda não é visto em vídeo desde outubro de 2004. Acredita-se que Bin Laden esteja escondido na região da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca