Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2008 - 18h09

Atraso nos resultados das eleições em Zimbábue gera preocupação

da BBC Brasil

Observadores no Zimbábue manifestaram preocupação com o "atraso" na divulgação dos resultados oficiais das eleições gerais realizadas no sábado, em meio a temores de fraude.

O chefe de um dos grupos que observam o pleito disse "não ter dúvidas" de que as autoridades já sabem o resultado da votação. Até agora, não houve divulgação da contagem dos votos.

"O atraso na divulgação dos resultados está gerando especulações de que alguma coisa pode estar acontecendo", disse Noel Kutuwa, chefe do Zimbabwe Election Support Network (Rede de Apoio às Eleições no Zimbábue).

"Eu estou preocupado. Esse é o tipo de atraso que começa a gerar problemas em um país", disse Marwick Khumalo, chefe da Missão Observadora Parlamentar Pan-africana.

As autoridades dizem que a demora se deve ao fato de que foram realizadas, no mesmo dia, eleições presidenciais, parlamentares e locais.

O governo e as autoridades eleitorais fizeram um alerta ao partido da oposição Movimento para Mudança Democrática (MDC, em inglês) depois que o grupo anunciou ter vencido o pleito.

Vinte e quatro horas depois que os postos de votação foram fechados, simpatizantes do MDC começaram a comemorar, já que os líderes do partido anunciavam ter vencido 67% dos votos.

Os números do MDC são baseados em resultados parciais e não-oficiais, e que foram enviados por seus agentes em postos eleitorais onde os votos estão sendo contados, disse o correspondente da BBC para o sul da África, Peter Biles, em Johannesburgo.

Segundo Biles, não se pode chegar a conclusões definitivas até que sejam conhecidos os resultados dos redutos rurais do presidente Robert Mugabe e de seu partido, Zanu-PF.

Mugabe, no poder há 28 anos, enfrenta o mais sério desafio ao seu regime na busca por um sexto mandato. Seus principais adversários são Morgan Tsvangirai, do MDC, e o ex-ministro da Fazenda, Simba Makoni. Mugabe chegou ao poder pouco depois da independência do Zimbábue da Grã-Bretanha, em 1980.

Um representante do Ministério do Exterior britânico, Mark Malloch-Brown, disse ser "bem provável" que Mugabe tenha perdido as eleições, apesar de "grandes fraudes antes do dia da votação". Robert Mugabe negou qualquer tipo de fraude.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página