Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2005 - 22h38

Reeleição de Bush piora imagem dos EUA, diz levantamento

da BBC Brasil

A pesquisa encomendada pelo Serviço Mundial da BBC sugere que a reeleição do presidente George W. Bush piorou a imagem dos americanos em geral, principalmente entre os tradicionais aliados dos Estados Unidos.

Na França, 65% dos pesquisados consideram que a imagem dos americanos em geral piorou após a reeleição de Bush. Na Alemanha, são 56%, e no Canadá, 53%.

O Brasil não foi diferente, com 59% dos entrevistados com opiniões mais negativas sobre os americanos após a vitória do republicano.

Na média, 42% disseram ter hoje uma percepção pior dos americanos depois das eleições de novembro, contra 25% que afirmaram se sentir melhor em relação a eles.

"Os sentimentos negativos em relação a Bush são grandes e estão se generalizando em relação ao povo americano que o reelegeu", afirmou Steven Kull, da Universidade de Maryland (EUA), que acompanhou a pesquisa.

Turcos 'decepcionados'

O país onde os entrevistados ficaram mais "decepcionados" com os americanos por causa da reeleição de Bush foi a Turquia, com 72% dos entrevistados com uma imagem pior dos moradores dos Estados Unidos.

A Turquia também foi o país com o resultado mais negativo em relação à segurança mundial após a reeleição de Bush.

No geral, entrevistados de apenas dois países, Índia e Filipinas, disseram ter hoje uma imagem melhor dos americanos.

Em três deles, a maioria dos pesquisados disse que a reeleição de Bush teve pouca ou nenhuma influência em sua opinião sobre os Estados Unidos.

"A pesquisa dá sustentação à opinião de alguns americanos de que, a menos que o governo (de Bush) mude o seu comportamento em relação à política internacional no segundo mandato, ele vai continuar a prejudicar o bom nome da América e, por conseqüência, a sua habilidade de causar uma influência efetiva nos assuntos internacionais", afirmou Doug Miller, presidente da empresa GlobeScan, que realizou a pesquisa.

O levantamento foi feito em 21 países com quase 22 mil pessoas.

Leia mais
  • George Bush toma posse como presidente dos EUA
  • Política dos EUA na América Latina deve seguir a mesma
  • Condoleezza Rice promete mais diplomacia em 2º mandato

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a posse de George W.Bush
  • Leia mais notícias no especial Eleição no Império
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página