Amamentar diminui risco de artrite da mãe, diz estudo
da Folha Online
Um estudo realizado por especialistas suecos sugere que mulheres que amamentam por mais de um ano têm chances de desenvolver artrite reumatóide reduzidas pela metade.
A equipe de cientistas da Universidade de Malmo comparou 136 mulheres com artrite com 544 que não apresentavam o problema. Eles perceberam que as que haviam amamentado por 13 meses ou mais tinham metade das chances de desenvolver a doença em relação às que nunca haviam praticado o aleitamento materno.
As mulheres que haviam amamentado durante um ano tiveram 25% menos riscos de desenvolver artrite, acrescentaram os especialistas.
Os pesquisadores afirmam que estudos anteriores mostraram que as mulheres têm mais chances de desenvolver artrite logo após dar à luz e, diante dos últimos resultados, afirmam que os riscos são reduzidos com a prática da amamentação e o passar do tempo.
Os cientistas não souberam, no entanto, apontar as razões para as conclusões do estudo. "Uma explicação poderia ser a de que as mulheres que amamentam levam vidas mais saudáveis. Mas ainda não sabemos com certeza os mecanismos que explicam os benefícios da amamentação a longo prazo contra a artrite", disseram os especialistas.
A artrite é uma doença auto-imune que ocorre quando o corpo ataca as articulações, confundindo-as com corpos estranhos. O problema afeta mais as mulheres do que os homens. O estudo foi publicado na revista especializada "Annals of Rheumatic Diseases".
Leia mais
- Ao menos 1 milhão de deficientes no Brasil esperam por próteses
- Óleo de bacalhau reduz uso de analgésicos em casos de artrite, diz estudo
- Segundo estudo sueco, dieta vegan protege pessoas com artrite
Livraria
- Leite materno fornece "vacina natural"
- "Dicas Para Mães de Primeira Viagem" traz dicas bem-humoradas de como cuidar da família
- Veja como fazer seu bebê dormir bem
Especial

