Estudo liga consumo moderado de álcool a redução de risco de artrite
da BBC
Uma pesquisa realizada por cientistas suecos sugere que tomar bebidas alcoólicas regularmente reduz em até 50% os riscos de artrite reumatóide.
A equipe, da Universidade de Karolinska, analisou 2.750 voluntários em dois estudos separados.
Eles observaram que os que tomavam o equivalente a cinco taças de vinho por semana tinham as chances de desenvolver a doença reduzidas pela metade.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune caracterizada, principalmente, pela inflamação das articulações.
Tabaco
Os pesquisadores avaliaram os fatores genéticos e externos que poderiam contribuir para o aparecimento da doença.
Os participantes responderam questionários sobre seus estilos de vida e tiveram amostras do sangue testadas para investigar os fatores genéticos.
O coordenador do trabalho, Henrik Kallberg, salientou que uma das descobertas mais importantes foi a de que fumar contribui significativamente para as chances de desenvolver a artrite.
"No entanto, é importante saber que o consumo moderado de álcool não causa danos e, em alguns casos, pode ser benéfico", disse o pesquisador.
Estudos anteriores já haviam apontado a ligação entre bebidas alcoólicas e redução de outros processos inflamatórios, como doenças cardiovasculares. A razão para isso, no entanto, ainda não é evidente.
Os pesquisadores salientaram que o consumo excessivo de álcool pode acarretar uma outra gama de problemas de saúde.
A pesquisa foi publicada na revista especializada "Annals of the Rheumatic Diseases".
Leia mais
- Amamentar diminui risco de artrite da mãe, diz estudo
- Óleo de bacalhau reduz uso de analgésicos em casos de artrite
- Segundo estudo sueco, dieta vegan protege pessoas com artrite
Livraria da Folha
- Livro de Jairo Bouer explica a adolescentes risco de álcool, cigarro e drogas, sem rodeios
- Livros desmistificam doenças e trazem informações sobre a medicina
Especial

