Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 12h13

Saiba como é feita a alimentação por tubo do Papa

da BBC Brasil

O papa João Paulo 2º está sendo alimentado por um tubo nasal para ajudar na recuperação de sua saúde, revelou o Vaticano esta semana.

A BBC Brasil vai explicar o que envolve este procedimento e o que pode acontecer depois.

Por que o papa está sendo alimentado por um tubo?

Caminhos alternativos para os nutrientes dentro do organismo são uma opção quando o paciente não tem condições de suprir suas necessidades oralmente.

Os motivos para isso são variados. Se uma pessoa passar muito tempo sem comer ou beber, vitaminas e suplementos podem não ser suficientes para evitar subnutrição ou desidratação.

Recentemente o papa passou por uma traqueostomia (a inserção de um tubo para ar na garganta) para ajudá-lo a respirar. Isto pode tornar a deglutição difícil.

A presidente da Associação Britânica de Dieta e Nutrição, Carole Ann McAtear explicou que o organismo contrai as vias aéreas e expande o esôfago na hora de engolir para facilitar a deglutição.

"Quando a traquéia é artificialmente mantida aberta por um tubo os movimentos do esôfago ficam limitados. Provavelmente o papa não está em condições de engolir muito bem agora", disse.

O Vaticano disse que para "melhorar a ingestão de calorias e permitir uma recuperação eficiente da saúde do papa, a alimentação através de um tubo nasal foi iniciada".

McAtear disse também que o Mal de Parkinson pode estar atrapalhando a deglutição do papa.

Como o tubo de alimentação funciona?

Alimentação enteral significa nutrição através de liquidos inseridos no estômago através de um tubo. Há três meios de se realizar este procedimento: através do nariz; diretamente através da parede do estômago, com um tubo de alimentação percutâneo endoscópico (PEG, na sigla em inglês) ou com um tubo no início do intestino delgado.

O papa está usando um tubo nasogástrico. Alguns pacientes podem ter que se alimentar exclusivamente por esses tubos, enquanto outros também podem ingerir alguns alimentos pela boca.

Os tubos podem ser retirados a qualquer momento, sem conseqüências de longo prazo.

Qual o melhor meio?

Depende de cada indivíduo. Tubos nasogástricos podem ser usados por toda a vida mas tubos introduzidos diretamente através da parede do estômago costumam ser escolhidos para períodos muito longos.

Era deste segundo tipo o tubo utilizado para alimentar Terri Schiavo, a americana com grave dano cerebral que morreu nesta quinta-feira. Alguns pacientes também preferem este sistema porque o tubo pode ficar escondido sob as roupas.

Tubos que colocam o alimento no início do instestino delgado são usados quando é necessário evitar contato com estômago, em pacientes com cirurgia estomacal, por exemplo.

Há questões éticas envolvidas?

Sim. Cada caso tem de ser examinado individualmente de acordo com méritos e uma ética próprios. A decisão deve ser tomada pelo indivíduo, pela família e pelos profissionais de saúde envolvidos.

A orientação é de que a alimentação enteral nunca seja iniciada sem um profundo exame das questões éticas envolvidas e a certeza de que o procedimento atende os interesses do paciente.

Os pais de Terri Schiavo passaram anos em uma batalha judicial com o guardião legal e marido dela, Michael Schiavo. Eles não queriam que o tubo de alimentação fosse retirado da filha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página