Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 00h37

Fiéis passam 15 segundos na frente do papa

EDSON PORTO
da BBC Brasil, em Roma

"Calma, calma", gritavam os policiais toda vez que a fila se movia na rampa de acesso à principal entrada da Basílica de São Pedro.

Ns primeiras horas do velório do papa João Paulo 2º, que começou às 19 horas em Roma (meio-dia em Brasília) desta segunda-feira, a polícia ainda estava tentando organizar a entrada das pessoas que lotavam a praça desde a manhã.

Essas pessoas chegaram antes das autoridades isolarem a área, por volta das 13 horas, e organizarem uma fila única que passou a se estender pelo centro da praça a partir da principal rua de acesso ao local, a Via della Conciliazione.

Mas nem o empurra-empurra nem as muitas horas de pé, esperando pela oportunidade de ver o papa João Paulo 2º por alguns segundos, parecia desanimar a maioria das pessoas que estavam na fila.

15 segundos

Assim que entravam a suntuosa Basílica, a maioria das pessoas começava a acompanhar em voz alta as orações e cânticos sacros tocados nos alto-falantes.

A maioria também parecia consciente de que estava presenciando um momento histórico.

As pessoas usavam de câmeras filmadoras a celulares para registrar a cena e nenhuma das autoridades ou dos guardas do Vaticano (a policia só controla o lado externo da Basilica) se mostrava incomodada com o pipocar dos flashs.

A única preocupação aparente dos guardas do Vaticano era manter a fila em movimento e evitar que as pessoas parassem em frente ao local onde estava o corpo de Joao Paulo 2º.

Os visitantes não podem parar de caminhar em nenhum momento, e não ficam mais do que 15 ou 20 segundos em frente ao papa.

O corpo do pontífice foi colocado pouco à frente do altar-mor da Basílica, onde fica sua principal cúpula e acima do subsolo que leva para a Gruta do Vaticano, onde ele será enterrado após o funeral, na sexta-feira.

Quando chega ao local onde está João Paulo 2º, a fila se divide em duas para que as pessoas deixem a Basílica pelos seus corredores laterais.

Muitos aproveitam o momento para ajoelhar nos vários altares laterais da Basílica e rezar.

Alguns também usam a oportunidade para tirar mais fotos: a Pieta, a famosa escultura de Michelangelo, era um dos pontos preferidos.

O estudante Pietro Campodonico disse na saída da Basílica que valeu à pena passar 10 horas esperando a sua vez para ver o papa.

"Foi fundamental", disse ele.

Mas para a sua colega Dalila Muscariello, 15 segundos não foram suficientes.

"Não consegui dizer a ele (o papa) tudo o que queria."

Muscariello disse que ia acampar na praça e repetir a visita nesta terça-feira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página