BBC Brasil
18/06/2008 - 17h04

Hindus nos EUA protestam contra comédia de Mike Myers

da BBC Brasil

Hindus que moram nos Estados Unidos estão protestando contra uma comédia de Hollywood, dizendo que o filme ofende milhares de hindus em todo o mundo.

Mais de 5.000 pessoas assinaram uma petição na internet contra o filme "O Guru do Amor", estrelado pelo ator Mike Myers, que estréia nos Estados Unidos na próxima sexta-feira (20) --no Brasil, a estréia está prevista para 25 de julho.

Divulgação
Mike Myers como Pitka em cena de "O Guru do Amor", que provocou críticas de hindus
Mike Myers como Pitka em cena de "O Guru do Amor", que provocou críticas de hindus

Grupos hindus estão pedindo um boicote à Paramount Pictures, que produziu o filme. A Paramount afirma que a comédia não faz referência a nenhuma religião em particular.

No filme, Myers interpreta o personagem Guru Pitka, que é criado por gurus na Índia e depois se muda para os Estados Unidos em busca da fama como instrutor de auto-ajuda.

O filme inclui personagens como Guru Satchabigknoba e Técnico Cherkov, um canadense que recebe conselhos de Pitka sobre casamento.

"Guerra nas Estrelas"

O argumento de que o filme é uma comédia pastelão não convenceu os ativistas hindus.

Eles dizem que o conhecimento sobre hinduísmo é tão pequeno nos Estados Unidos que uma paródia como "O Guru do Amor" pode dar idéias falsas a adolescentes sobre a religião.

"Eles devem estabelecer limites quando se toca na fé das pessoas", diz Bhavna Shinde, da Sociedade Sanatan dos Estados Unidos.

O ator Mike Myers descreveu a religião hindu como uma criação mística. "É como a Força em Guerra nas Estrelas", afirmou.

A Paramount Pictures divulgou uma nota em que cita o espiritualista Deepak Chopra para rebater as críticas.

"A reação prematura contra o filme é em si propaganda religiosa", disse Chopra.

Hinduístas nos Estados Unidos pediram ao órgão que classifica os filmes nos Estados Unidos que aumente a restrição de "O Guru do Amor" --de maiores de 13 anos para maiores de 17 anos.

Eles também pedem a veiculação de um anúncio no começo do filme explicando que a obra não é uma representação fiel do hinduísmo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca