Hindus nos EUA protestam contra comédia de Mike Myers
da BBC Brasil
Hindus que moram nos Estados Unidos estão protestando contra uma comédia de Hollywood, dizendo que o filme ofende milhares de hindus em todo o mundo.
Mais de 5.000 pessoas assinaram uma petição na internet contra o filme "O Guru do Amor", estrelado pelo ator Mike Myers, que estréia nos Estados Unidos na próxima sexta-feira (20) --no Brasil, a estréia está prevista para 25 de julho.
| Divulgação |
![]() |
| Mike Myers como Pitka em cena de "O Guru do Amor", que provocou críticas de hindus |
Grupos hindus estão pedindo um boicote à Paramount Pictures, que produziu o filme. A Paramount afirma que a comédia não faz referência a nenhuma religião em particular.
No filme, Myers interpreta o personagem Guru Pitka, que é criado por gurus na Índia e depois se muda para os Estados Unidos em busca da fama como instrutor de auto-ajuda.
O filme inclui personagens como Guru Satchabigknoba e Técnico Cherkov, um canadense que recebe conselhos de Pitka sobre casamento.
"Guerra nas Estrelas"
O argumento de que o filme é uma comédia pastelão não convenceu os ativistas hindus.
Eles dizem que o conhecimento sobre hinduísmo é tão pequeno nos Estados Unidos que uma paródia como "O Guru do Amor" pode dar idéias falsas a adolescentes sobre a religião.
"Eles devem estabelecer limites quando se toca na fé das pessoas", diz Bhavna Shinde, da Sociedade Sanatan dos Estados Unidos.
O ator Mike Myers descreveu a religião hindu como uma criação mística. "É como a Força em Guerra nas Estrelas", afirmou.
A Paramount Pictures divulgou uma nota em que cita o espiritualista Deepak Chopra para rebater as críticas.
"A reação prematura contra o filme é em si propaganda religiosa", disse Chopra.
Hinduístas nos Estados Unidos pediram ao órgão que classifica os filmes nos Estados Unidos que aumente a restrição de "O Guru do Amor" --de maiores de 13 anos para maiores de 17 anos.
Eles também pedem a veiculação de um anúncio no começo do filme explicando que a obra não é uma representação fiel do hinduísmo.
Leia mais
- Vincent Cassel apresenta filmes franceses inéditos em SP e RJ
- Atriz Sienna Miller fará novo filme de Robin Hood
- Ator Jackie Chan é recebido com protestos em Taiwan
Livraria da Folha
- "Lições de Roteiristas" é leitura imperdível para cinéfilos, estudantes e profissionais do cinema
- Livro revela as maiores gafes do cinema e aponta mais de 3 mil erros em filmes famosos
Especial


