Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 10h38

Jornal chinês 'prova' que Grande Muralha é vista do espaço

FRANCIS MARKUS
da BBC Brasil, em Shanghai

Fotografias confirmam que a Grande Muralha da China pode ser vista a olho nu do espaço, segundo reportagem publicada no jornal oficial China Daily.

As crianças chinesas há muito tempo eram ensinadas na escola que a fortificação ancestral é uma das raras estruturas feitas pelo homem que podem ser vistas do espaço.

No entanto, no ano passado, o primeiro chinês a ser enviado ao espaço decepcionou o país ao dizer que não conseguia ver a Grande Muralha.

Agora, porém, o jornal oficial publicou fotos tiradas pelo astronauta americano de origem chinesa Leroy Chiao que mostram a Grande Muralha.

Prova

O jornal diz que essa é a primeira prova fotográfica de que as muralhas podem ser vistas do espaço.

Chiao fez as fotos usando equipamentos disponíveis comercialmente, segundo o jornal.

A publicação permitirá que as autoridades da área de educação na China respirem aliviadas, depois da agonia de decidir se os livros escolares deveriam ou não ser mudados.

A fotografia foi publicada na primeira página do jornal, e a muralha foi destacada em laranja.

A fotografia enviada por Chiao, que está na Estação Espacial Internacional, foi autenticada por um dos maiores especialistas chineses.

Nova foto

O próprio astronauta, porém, em entrevista por satélite e e-mail, disse que não estava totalmente seguro de que realmente tinha fotografado a Grande Muralha.

Chiao disse que vai tentar tirar outra foto na próxima vez em que passar sobre a China, mas ele terá que ser rápido, porque está orbitando a 8km por segundo.

O orgulho da China pode ter ficado atingido, porque muitas outras coisas, como as pirâmides do Egito e até mesmo diversos aeroportos, podem ser vistas do espaço.

Mas eles podem se consolar no fato de que essa suposta prova foi feita por um astronauta de origem chinesa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página