Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2008 - 14h10

Cativeiro fez França "adotar" Ingrid Betancourt

HUGH SCHOFIELD
da BBC, em Paris

Pergunte a qualquer francês de onde é Ingrid Betancourt e eles vão responder que ela é metade colombiana e metade francesa.

"Franco-Colombienne" é como ela é qualificada na mídia da França. Mas isso não é verdade. A ex-candidata presidencial de 46 anos é 100% colombiana, e tem passaporte francês só por causa de um casamento que já foi desfeito.

O que acontece é que, por um curioso processo de osmose nacional, em seus mais de seis anos de cativeiro, Betancourt se tornou francesa. Os franceses a reclamam para si mesmos.

Há uma explicação perfeitamente racional para isto. Ingrid Betancourt passou boa parte da sua juventude em Paris, onde o pai dela foi embaixador da Colômbia na Unesco (o fundo das Nações Unidas para a cultura).

Depois ela estudou ciências políticas na França e fez amizade com o futuro premiê Dominique de Villepin. Ingrid Betancourt casou-se com o primeiro marido --um diplomata-- e teve dois filhos --Melanie e Lorenzo-- na França.

Como ela disse ao descer de uma aeronave em Bogotá, seu coração está "compartilhado entre Colômbia e França".

Mas o fascínio da França com Ingrid Betancourt tem raízes psicológicas mais profundas.

Durante o seu período de cativeiro, Betancourt foi transformada de uma ambientalista obscura mas bem relacionada de um país distante em um símbolo do heroísmo dos dias de hoje.

Foram criados comitês de apoio em várias partes da França, que realizaram uma rodada constante de eventos de conscientização. Em disputas esportivas, pediu-se a multidões que dessem aplausos de cinco minutos em homenagem a ela.

Foram realizadas vigílias noturnas; ela se tornou cidadã de Paris; e uma grande fotografia dela foi colocada na fachada do Hotel de Ville.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, percebeu essa tendência e fez da libertação de Betancourt uma prioridade política.

O chefe de Estado fez um forte lobby em favor de Betancourt em fóruns internacionais e, embora ele não tenha tido nenhum envolvimento direto na sua libertação, certamente conseguirá reclamar algum crédito político.

Era como se Ingrid Betancourt respondesse a algum anseio no povo francês por um ícone para representar os valores que eles acreditam serem seus: consciência social, ativismo, coragem, independência.

Também não foi contraproducente o fato de ser esta uma mulher que obviamente ama a França e acredita que sua mensagem para o mundo ainda conta.

Falando em francês no aeroporto de Bogotá, Betancourt disse que mal podia esperar para redescobrir o que chamou de "ma douce France" ("minha doce França", em tradução livre).

É uma expressão antiga que conjura todo o tipo de sentimento bom. Ela não poderia ter feito um elogio maior ao país que a adotou.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página