Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2008 - 07h35

Brasil e Colômbia são "melhores aliados" na questão dos reféns, diz jornal

da BBC

Em análise publicada nesta segunda-feira, o jornal espanhol "El País" afirma que o Brasil é um dos "melhores aliados" do governo colombiano na questão envolvendo a libertação dos reféns da guerrilha.

O texto comenta a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva a Bogotá e sua participação no concerto de domingo pela libertação dos reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Segundo o jornal, a presença de Lula e do presidente peruano, Alan Garcia, no concerto na Amazônia colombiana representa um importante gesto político.

"Brasil e Peru se converteram nos melhores aliados do governo colombiano em um momento de graves tensões com a Venezuela, Equador e Nicarágua, cujo presidente, Daniel Ortega, insiste em desafiar Bogotá dando um tratamento de irmandade a uma guerrilha catalogada como terrorista pela Europa e Estados Unidos", afirma a análise, assinada por Maite Rico.

Segundo o "El País", assim como o Equador e a Venezuela, o Brasil e o Peru também sofrem incursões das Farc em seu território.

A diferença, segundo Bogotá, é que os governos brasileiro e peruano colaboram lealmente com as autoridades colombianas --"o que não é o caso de Quito e, sobretudo, de Caracas, segundo revelaram os computadores de Raul Reyes, o número dois da guerrilha, morto em março em um bombardeio da aviação colombiana", escreve a analista.

De acordo com a análise, as Farc buscaram apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para alcançar projeção política. Por outro lado, as tentativas de mediação da França e da Suíça foram infrutíferas e deixaram um "gosto ruim" na boca de Bogotá.

"Mas ontem o presidente colombiano, Álvaro Uribe, louvou 'a prudência' de Lula em respeito à Colômbia e expressou sua confiança no presidente brasileiro", afirma o jornal. "Lula tem consciência da carga sobre seus ombros e o peso da liderança regional que se contrapõe aos afãs hegemônicos de Chávez."

Para o "El País" "a mensagem que (Lula) envia com sua visita à Colômbia, onde assinou vários acordos de cooperação econômica, militar e de segurança fronteiriça não pode ser mais clara. Há um eixo social-democrata que marca distâncias com o eixo bolivariano".

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página