Venezuela vai doar lâmpadas para pobres dos EUA
da BBC
O governo da Venezuela vai distribuir lâmpadas de baixo consumo de energia em comunidades pobres de 11 cidades americanas, entre elas a capital, Washington.
Segundo as autoridades, a medida faz parte do programa Missão para Revolução Energética, que visa a ajudar pessoas de baixa renda a diminuir o consumo de energia.
O projeto, que já está em andamento na Venezuela, está sendo financiado com o dinheiro das vendas de petróleo.
Segundo correspondente da BBC em Caracas James Ingham, 60 milhões de lâmpadas econômicas já foram doadas a comunidades carentes venezuelanas. O governo espera que o consumo de energia no país seja reduzido em 5%.
Nos Estados Unidos, o governo do presidente Hugo Chávez deve distribuir 500 mil lâmpadas para residentes de 11 cidades, o que deve resultar em uma economia de US$ 15 milhões (cerca de R$ 25 milhões) ao longo dos dez anos de vida útil das lâmpadas.
A Venezuela tem uma das maiores reservas petrolíferas do mundo e há cinco anos vem aplicando parte dos lucros obtidos com a exportação da commodity em programas sociais.
Além do programa de distribuição de lâmpadas, Chávez também fornece petróleo a baixo custo para vários países, incluindo o Reino Unido, que compra combustível venezuelano a baixo custo e repassa o desconto para usuários de baixa renda no transporte público.
Críticos dizem que, por trás da iniciativa, o objetivo do país é fazer propaganda política.
Leia mais
- McCain diz querer transformar veículo elétrico da GM em sucesso de vendas
- Consumo de energia no Nordeste ultrapassa o Sul pela primeira vez
- Geração de energia elétrica aumenta 0,9% em junho
Livraria da Folha
- Livro analisa as questões políticas, econômicas e ambientais do problema energético
- Livro analisa o problema energético mundial e apresenta energias alternativas
- Livro mostra a descoberta e os segredos da eletricidade
- Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais
Especial

