Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 10h35

Atentado adia reunião entre Lula e Blair

ANDREA WELLBAUM
da BBC Brasil, em Gleneagles

A reunião do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para a tarde desta quinta-feira no complexo de Gleneagles, na Escócia, será adiada, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Lula está na Escócia para a reunião do G8. Por conta dos atentados, Blair vai voltar a Londres por pelo menos algumas horas nesta quinta-feira.

O primeiro-ministro britânico afirmou que a reunião do G8 vai decorrer como programado, mas a segurança de todo o complexo na Escócia está ainda mais reforçada e todos acompanham com atenção as explosões em Londres.

Veja imagens das explosões em Londres

A polícia de Tayside, que é responsável pela segurança do evento, confirmou que foram tomadas medidas preventivas adicionais para garantir que todos os participantes do G8 estejam seguros.

Terrorismo

Segundo a assessoria de imprensa da polícia, "não existem informações de Inteligência que sugiram que a reunião do G8 será alvo de um ataque terrorista, mas é um procedimento padrão no Reino Unido reforçar a segurança em casos como este".

Além de Lula, Blair teria nesta tarde um encontro com o presidente do México, Vicent Fox.

No centro de imprensa de Gleneagles, é evidente a perda de interesse pelo encontro dos líderes do G8.

Vários telões espalhados pelo imenso galpão, que transmitiam imagens ao vivo sobre os acontecimentos da reunião foram sintonizados, aos poucos, para canais de notícias que transmitem ininterruptamente os eventos em Londres.

Apenas um dos oito telões continua sintonizado no canal interno de Gleneagles.

Estradas

O número de policiais em Gleneagles está sendo aumentado e os bloqueios em estradas, que já eram mais numerosos na manhã desta quinta-feira --primeiro dia em que todos os chefes de governo do G8 estão no hotel-- ficaram ainda mais rigorosos.

No centro de imprensa de Gleneagles, onde se concentram centenas de jornalistas de todo o mundo, policiais percorreram as estações de trabalho proibindo todos de deixar bolsas e malas sem a presença de seus responsáveis.

O clima em Gleneagles é de apreensão, já que depois do pronunciamento do primeiro-ministro Tony Blair, avisando que vai retornar a Londres esta tarde, o rumo da conferência é incerto.

Leia mais
  • Repórter da BBC conta como escapou de vagão cheio de fumaça
  • Secretário britânico do Interior confirma registro de quatro explosões
  • Grupo islâmico reivindica responsabilidade por explosões em Londres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página