Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2008 - 13h38

Alemanha discute plano de resgate para banco Hypo Real

da BBC Brasil

O governo alemão convocou uma reunião de emergência com representantes do Banco Central do país e dos reguladores financeiros para tentar salvar o banco Hypo Real Estate da falência.

Um grupo de instituições financeiras alemãs envolvidas em um plano de resgate liderado pelo governo abandonou o projeto depois de se recusar a fornecer quase US$ 50 bilhões.

Veja os efeitos sobre a Europa da crise financeira nos EUA

O banco, o segundo maior provedor de hipotecas da Alemanha, disse em um comunicado que estaria buscando outras soluções.

Em um pronunciamento neste domingo, a chanceler alemã Ângela Merkel afirmou que o governo não permitirá que a crise no Hypo Real Estate contagie o resto do sistema bancário do país.

Segundo ela, executivos de instituições financeiras devem ser responsabilizados pelo "comportamento irresponsável".

O ministro das Finanças pediu que todos os esforços sejam concentrados para resgatar o banco. Segundo ele, o Hypo Real precisa de bilhões de dólares para sobreviver.

"Agora é a hora de todos mostrarem responsabilidade", disse um porta-voz do Ministério.

Impacto

Segundo o correspondente da BBC Oliver Berlau, não está claro porque as empresas alemãs que participariam do plano de resgate abandonaram o projeto.

Berlau afirma que se o banco tem mais problemas do que se pensava originalmente ou se as empresas ficaram insatisfeitas com o risco ao qual estariam expostas, de qualquer forma há agora mais urgência sobre a questão.

O Hypo Real Estate, que tem um grande número de papéis podres, foi duramente afetado pela redução de crédito nos mercados internacionais.

O correspondente da BBC Joe Lynam diz que muitas instituições financeiras européias estarão acompanhando ansiosamente o que pode acontecer ao banco alemão. A instituição tem dívidas de cerca de US$ 100 bilhões, e ninguém sabe exatamente quanto a empresa deve para quem.

Lynam diz que uma eventual falência do Hypo Real Estate poderia causar ainda mais desgaste a instituições financeiras em outros países e provocar mais turbulência nos mercados.

Os correspondentes da BBC dizem que alguns banqueiros estão dizendo que alguma coisa terá de ser feita antes que os mercados comecem a operar na segunda-feira, já que o Hypo Real Estate não conseguirá sobreviver mais do que alguns dias sem um plano de resgate.

Europa

No sábado, líderes das maiores economias da Europa afirmaram que irão trabalhar juntos para oferecer apoio ao sistema financeiro, mas não chegaram a anunciar nenhum plano de resgate europeu nos moldes do pacote aprovado pelos Estados Unidos.

Em vez disso, os líderes da França, Reino Unido, Alemanha e Itália concordaram que cada governo deve agir de acordo com seus meios, mas em coordenação com outros países da União Européia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que os países da União Européia devem cooperar entre si para enfrentar a crise e evitar tomar, em seus países, medidas que possam causar problemas para outros integrantes do bloco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página