Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 06h32

Pouso do Discovery deve ocorrer na Califórnia

da BBC Brasil

A Nasa (agência espacial americana) deve autorizar o pouso do ônibus espacial Discovery em uma base aérea da Califórnia, depois de o mau tempo no Cabo Canaveral, na Flórida, ter forçado sucessivos adiamentos.

A previsão inicial nesta terça-feira era de que o ônibus espacial, que permaneceu 15 dias no espaço, chegasse ao Cabo Canaveral às 5h07 da manhã, hora local da Flórida (6h07, hora de Brasília). Agora, porém, a Nasa prevê que o Discovery chegue à Terra apenas por volta das 9h, hora de Brasília.

Clique aqui para entender melhor como a nave vai voltar à Terra

Quando o controle da missão autorizar o Discovery a retornar à Terra, os astronautas vão acionar o sistema de propulsão da nave por cerca de três minutos a uma altitude de 340 km da superfície, desacelerando seu movimento em órbita de forma a permitir o início da descida.

Durante o retorno, o atrito da atmosfera com a nave irá produzir calor, e nesse momento o isolamento térmico da nave irá enfrentar um duro teste. Acredita-se que os piores efeitos do calor se façam sentir a uma altitude de 129 km, quando a nave estará viajando a uma velocidade de cerca de 27.360 km/h.

Para diminuir um pouco a velocidade, o Discovery irá fazer curvas durante a descida, e depois o controle do ônibus espacial será mudado para manual, a fim de permitir o pouso com precisão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página