Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2005 - 13h45

Veja cronologia dos fatos no caso Jean

da BBC Brasil

Há quase um mês as autoridades britânicas vêm apurando as circunstâncias nas quais a polícia matou a tiros o brasileiro Jean Charles de Menezes.

A princípio, a polícia vinha afirmando que o brasileiro havia morrido porque não atendeu pedidos para que parasse e havia fugido de policiais à paisana. Também foi dito que o brasileiro estava usando uma pesada jaqueta, que poderia ser usada para esconder uma bomba.

No entanto, novos fatos colocam em xeque essa versão da polícia.

Leia a seguir uma cronologia do caso:

16 de agosto -A TV britânica ITV divulga documentos da investigação afirmando que Jean Charles não saltou a catraca do metrô nem vestia casaco grosso de Inverno como alegava a polícia. Reportagem diz ainda que um agente já havia segurado e contido o brasileiro antes dos oito tiros que o mataram.

10 de agosto - Advogados de Jean Charles criticam o inquérito policial, afirmando que a independência da investigação "está comprometida".

29 de julho -Jean Charles é enterrado em Gonzaga (MG), sua cidade natal; uma grande missa em sua memória é celebrada em Londres.

28 de julho - Corpo de Jean Charles chega ao Brasil.

27 de julho - Primos de Jean Charles pedem que polícia divulgue as imagens das câmeras do circuito interno de TV da estação de metrô de Stockwell (sul de Londres), onde ele morreu.

26 de julho - Fausto Soares, amigo de Jean Charles, diz que ele já havia sido assaltado e agredido em Londres e que teria fugido da polícia por temer a violência.

25 de julho - O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, diz que lamenta profundamente a morte de Jean Charles.

25 de julho - Autoridades de Imigração do Reino Unido dizem que o visto de permanência de Jean Charles no país estava vencido.

23 de julho - Comissão independente de inquérito começa a investigar a morte de Jean Charles no metrô.

23 de julho - Polícia britânica diz que morte de brasileiro foi uma "tragédia lamentável".

23 de julho - O governo brasileiro diz num comunicado estar "chocado e perplexo" com a notícia da morte de Jean Charles.

23 de julho - Após quase um dia afirmando que o morto no metrô era um suspeito de ter ligação com os autores de explosões na cidade, a Scotland Yard admite que a pessoa baleada não tinha conexão com os ataques.

22 de julho - Policiais à paisana matam o eletricista Jean Charles de Menezes com oito tiros na estação de metrô de Stockwell.

Leia mais
  • Advogada da família de Menezes defendeu casos polêmicos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página